domingo, 17 de março de 2013

HOMENAGEM AOS CAIÇARAS DO LITORAL SUL

graveve, pampo, caratinga e parati barbuda

peixe limpo, escalado e salgado pronto para defumar

Gilmar, morador na praia do Parnapuã, dentro da reserva da Jureia, família tradicional dos Rodrigues.

casa simples praiana feita de tábuas e fogão a lenha defumando o pescado

defumado

o café simples
No dia 15 de março comemora-se o "Dia do Caiçara", uma justa homenagem aos habitantes das praias  quase desertas da área de preservação ambiental da Jureia e das margens dos rios que formam o complexo estuário do lagamar, que se estende entre os municípios de Iguape a Cananeia, chegando ao litoral do Estado do Paraná, no alto da barra do Ararapira e do Parque Federal da Ilha de Superagui.

Pouco se preservou a respeito da cultura caiçara, suas tradições, festas e religiosidade. A culinária extraordinária que mistura os ingredientes da restinga do jundu com os crustáceos e diversas espécies de peixes, a cada época do ano, vão diminuindo, pela perda da qualidade da sua moradia e diminuição do espaço antes ocupado por antigas famílias.

Hoje, o progresso avança, seja através da expansão imobiliária e até mesmo pela ocupação do Estado, que não formatou uma política clara de manejo quanto aos habitantes das áreas de preservação ambiental. Citamos o caso dos caiçaras da barra do Una, que à anos moram pacificamente em uma comunidade caiçara, constantemente ameaçados pelo MP FEDERAL diante da inércia do ESTADO de SP, que não adequou a questão da implantação da ESTAÇÃO ECOLÓGICA JURÉIA/ITATINS, desde 1987 até os dias de hoje.

Neste propósito, o IEZ se solidariza com todos os tradicionais moradores da bela região do nosso querido litoral sul de São Paulo. Parabéns, CAIÇARAS DO BRASIL!

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente do IEZ
15/03/2013
DIA DO CAIÇARA DO BRASIL.
fotos de Itamar Zwarg

despescando o "cerco" - piaçaguera

Tainha

Parque Estadual da Ilha do Cardoso - praia de foles

barra do Ararapira/PR - foto Flávia Natividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário