terça-feira, 19 de março de 2013

Clean up Dive 2013 – Ilha Queimada Grande


Aconteceu no sábado 9 de Março o Clean up Dive na Ilha Queimada Grande , o evento realizado pela segunda vez em Itanhaém pelo ICMBio contou com a participação de cerca de 30 pessoas, e 5 embarcações.

Ano passado ocorreu o Dive Clean na Ilha Queimada Pequena, este ano com um nome diferente, porém com o mesmo espirito de voluntariado e preservação do meio ambiente o Clean up Dive 2013 teve diversos inscritos para esta edição.

Os participantes do projeto se reuniram às 5h da manhã na Marina Maitá, e saíram para o mar as 6h ainda sem a luz do dia, mais isso não desanimou as pessoas que aguardavam ansiosas pelo o evento, e foram recompensadas com um belo dia após o amanhecer.

O foco principal do Clean up Dive é a retirada petrechos de pesca perdidos que prejudicam a fauna marinha. Mergulhadores recolheram por volta de 45 kg de resíduos, entre cordas, pedaços de rede, cabos, iscas entre outros. Simultaneamente à retirada de detritos pelos mergulhadores, eram realizadas duas oficinas de educação ambiental: observação de aves e mamíferos marinhos, e mergulho livre para os participantes que não praticavam mergulho autônomo ( com a ajuda de equipamentos ).

Essa foi a primeira parte do Clean up Dive 2013, pois devido ao grande numero de pessoas inscritas a expedição foi divida em dois dias, a segunda parte será na Ilha Queimada Pequena, e o dia da saída ainda será marcado conforme as condições climáticas favorecerem.

O Clean up Dive foi organizado pelas Unidades de Conservação Federais ARIE Ilhas QPQG e ESEC dos Tupiniquins / ICMBio-SP, Instituto de Pesca de Santos, Fundação Florestal de São Paulo: Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar e Parque Estadual Marinho Laje de Santos. Contamos também com o apoio do Instituto Ernesto Zwarg (IEZ), Instituto de Biociências, Projeto trilha subaquática, COFIT, Ecosteiros, Vivamar, Prefeitura Municipal de Itanhaém, Associação Comercial de Itanhaém(ACAI), ProMangue, Corpo de Bombeiros de Itanhaém e Guarujá, Polícia Militar Ambiental de Itanhaém, Ecosurfi, AMA Ecoturismo, Instituto Dacnis, NUTECMAR, Marina Maitá, Náutico Clube.





Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário