segunda-feira, 18 de março de 2013

IEZ OFICIA SECRETARIA DE TURISMO SOLICITANDO A LIMPEZA, MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA TRILHA DO MORRO DO SAPUCAITAVA.


O INSTITUTO ERNESTO ZWARG solicitou, através de seu presidente, via ofício de expediente, providências junto a Secretaria de Planejamento e meio ambiente e a Secretaria de Turismo de Itanhaém, quanto a limpeza, manutenção e conservação da antiga "Tilha da Pedra do Espia", através da qual permiti-se chegar ao alto do morro do Sapucaitava.

A histórica trilha, que apesar de ter recebido reforma de infra-estrutura no ano de 2005 para sua revitalização e utilização, encontra-se hoje em completo abandono, com quedas de árvores, mato alto, corrimões destruídos, sinalização derrubada por vândalos e mirantes completamente tomados por vegetação nativa, que poderiam ser podadas, sem prejuízo a natureza e ao meio ambiente.

Além disso, poucos pássaros podem ser observados no local, devido a inexistência de árvores frutíferas e vegetações comestíveis do ambiente local. Pequenos roedores como os serelepes e preguiças já não habitam mais o Sapuicatava.

História(*) - Tombado pelo CONDEPHAAT e considerado de utilidade pública desde 15 de março de 1962, o Morro do Sapucaitava teve importante significado na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, neste período, antes do Brasil aderir ao conflito, alguns moradores da cidade garantiram ter visto uma embarcação de bananas descendo o Rio Itanhaém carregada de tambores de óleo diesel. Em seguida, ainda de acordo com declarações da época, um submarino alemão emergiu para recolher todo o produto. Com isso, apesar da história não ter sido comprovada, 120 homens do Exército Brasileiro foram enviados ao Sapucaitava, onde passaram um ano e quatro meses patrulhando a área e pesquisando sobre um possível posto alemão instalado na costa do litoral paulista. Soldados munidos de binóculos passavam dia e noite espiando o mar do alto de uma pedra, que, por isso, recebeu o nome de "Pedra do Espia" e hoje é um dos principais atrativos do Sapucaitava. O mais curioso é que, mesmo não tendo sido confirmada a passagem do submarino por Itanhaém, em 1943, a embarcação alemã U-513, comandada por Friederich Gruggenberger, torpedeou, em Iguape, o navio brasileiro Tutóia, que transportava café de Paranaguá a Santos, com 37 tripulantes.

morro do sapucaitava - vista aérea

* texto extraído da página do Departamento de Turismo de Itanhaém - autoria desconhecida.




ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG

PRESIDENTE IEZ

18/03/2013.


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