quarta-feira, 18 de maio de 2011

Folia do Divino resgata tradição no Rio Acima


A Folia do Divino no Rio Acima que aconteceu no domingo, dia 15 de maio, reuniu cerca de 150 fiéis dos bairros por onde as Bandeiras levam mensagens de fé, paz, esperança e amor.
Além dos seguidores, os moradores do Bairro do Rio Acima e do Jardim Coronel também estiveram presentes durante a missa na Capela Nossa Senhora do Livramento. Após a missa, os fiéis atravessaram o rio Preto e foram até a casa do seu Élcio, na Ilha do Bairro, mais conhecida como "Ilha do Mauricinho", para a celebração da Folia.
De acordo com Vera Helena, uma das organizadoras da Folia e relações públicas do IEZ, “algo DIVINO acontece sempre nessa Folia, parece que até o rio sabe que o Espírito Santo impera neste momento, no ar, no céu e na terra”.
A Folia do Divino no Rio Acima é um momento de celebração que acontece como resgate da antiga Folia do Divino que existia na Cidade e acabou no início da década de 60. A Folia na Ilha do Bairro, no Rio Acima, era um dos grandes acontecimentos daquela época, marcando presença na tradição e no cotidiano dos devotos.
A Folia tem como proposta anunciar que a Festa do Divino Espírito Santo está chegando, com a permanência da Bandeira do Divino nas residências das famílias itanhaenses durante um dia.
A Festa do Divino, trazida pelos colonizadores portugueses há 300 anos, este ano acontece no período de 4 a 19 de junho, na Igreja Matriz de Sant´Anna, no centro histórico de Itanhaém. 

Nayara Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário