quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PRIMEIRO ANO DO INSTITUTO ERNESTO ZWARG - IEZ

Olá pessoal do IEZ! Venho através desta simples mensagem agradecer a todos as pessoas que colaboraram para a existencia do Instituto Ernesto Zwarg. Foi um ano maravilhoso, em que trabalhamos juntos, na defesa do meio ambiente, promovendo a educação ambiental e valorizando a cultura regional. No meio ambiente, destacamos a participação do IEZ na audiência pública realizada na câmara municipal de Itanhaém com a conquista da retirada dos PVs de esgoto das praias de Itanhaém; a luta pela defesa do rio branco, ameaçado por uma obra gigantesca criada para abastecer a baixada sntista com água tratada sem a devida compensação ambiental ao município e a denúncia da especulação sobre o porto de Cananéia. Na questão da educação ambiental, o ponto forte foi o seminário desenvolvido em conjunto com a ACAI e ICMBIO, no aniversário da fundação do IEZ, cuja gravação do programa foi exibido na TV UNISANTOS e será divulgado a patir do dia 28/12 na TV LITORAL CANAL 12 às 20:00 hs, no programa da SOCRRO MENDONÇA. Na cultura geral, demos um verdadeiro show, participando em diversos eventos, em Santos no seminário do fórum da cidadania e no SESC com ANTONIO BRUNO e banda até Cananéia, na tradicional festa da ostra no MANDIRA; em ITANHAÉM, destacamos o lançamento do livro Candeeiro do Temp, do nosso querido amigo PEDRO CESAR BATISTA, residente em Peruíbe, num evento realizado no Café da Villa,do grande companheiro CESAR HENRIQUES, no pátio TOTÓ MENDES, que contou com a participação do flautista mirim DANIEL e com declamações de poesias dos antigos ITANHAENSES, membros honorário da academia de letras do município, tudo transmitido pelo radialista NELSON TASSARA, da RADIO CIDADE FM 104,9. Enfim, que venha 2012 e um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO de muitas ealizações. Até a folia de REIS!!!!!!!!

ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
PRESIDENTE
IEZ

domingo, 4 de dezembro de 2011

VIABILIDADE DO PORTO EM CANANÉIA AMEAÇA BIODIVERSIDADE DAS ESPÉCIES!!!



Integrantes do governo estão empenhados em concretizar o estudo técnico de viabilidade de implantação de um terminal marítimo em CANANÉIA, com o objetivo de possibilitar o ingresso na baia de Trapandré navios de cruzeiro para visitação ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Não só a industria do Turismo teria um grande desenvolvimento na região, mas o projeto contempla a instalação de terminas de carga e captação de matéria prima do pré-sal, através da expansão da linha ferroviária, até CAJATI, integrando as cidades de Curitiba, Sorocaba, Cubatão e outros Estados, com a integração feita através do RODOANEL.


Reuniões fechadas geram especulação imobiliária e uma verdadeira corrida ao ouro, haja vista a movimentação cartorial na região. Enquanto isso, antigos investidores e moradores que ocuparam as frentes de rios e canais são demandados judicialmente mediante a acusação de crime ambiental, apesar de alguns destes terem cumprido a legislação existente a época. Com o advento do novo CÓDIGO FLORESTAL, tudo ficará mais fácil para os novos investidores.
O governo do Estado já investiu  R$ 6.000.000,00 ( SEIS MILHÕES DE REAIS ) na revitalização do parque estadual da Ilha do Cordoso, recurso esse que foi utilizado na reforma do antigo alojamento ( HOTEL ) instalado na base do PEREQUÊ, na praia dos Pererinhas. O curioso é que desse montante nenhum centavo de real foi destinado a comunidade existente na Iha denominada VILA DO MARUJÁ. Entretanto, por força de um decreto lei assinado pelo governo do Estado no último dia 06 de Outubro, que permite a terceirização das atividades comerciais nos Parques Estaduais de São Paulo, o local foi LICITADO e a concorrência foi celebrada de forma velada, haja vista a sociedade desconhecer os legítimos vencedores da licitação, segundo informações coletadas nas comunidades existentes em CANANÉIA.

Para o governo viabilizar o PORTO, deverão ser implantados dos molhes na barra de CANANÉIA, do lado sul e lado leste e feita a dragagem no local, ampliando a profundidade atual de 5 metros em média para no mínimo 12,5 metros.
OS GOLFINHOS DESAPARECERÃO DO SEU HABITAT NATURAL!!!!!

ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
PRESIDENTE
IEZ

sábado, 3 de dezembro de 2011

KAROL MEYER - A Mulher do fundo do mar.

"A incrível história da brasileira que prendeu a respiração, mergulhou fundo, superou limites e se tornou o maior fenômeno desportivo do país ao conquistar 7 recordes mundiais"  ( por Cláudia Prosini - Editora do Mar ).
O presidente do IEZ recebeu de presente  um exemplar autografado do livro que conta a história de conquistas de uma mulher, não apenas uma desportista, mas uma amante da natureza, envolvida em projetos pró defesa do meio ambiente.
" Mergulhe fundo nos seus sonhos".

Karoline  Dal Toé foi capa da Revista Mergulho - ANO V em 2001 - nr 63 -  com o título ESPECIAL APNÉIA - A brasileira quebra recorde mundial nos EUA.
Mais do que os feitos de profundidade, a comunhão com a natureza revelam a beleza dessa desbravadora, que traz uma mensagem de extrema importância a toda a humanidade: PRESERVAR!!!!!
Residente na Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, defensora do projeto TAMAR, essa Recifense foi muito mais além. O livro traz sua história, vivência, experiências e um ensinamento maravilhoso.
A autora Cláudia Prosini escreveu na pag 10: " Quem é essa sereia, metade peixe, metade mulher, que prende a respiração e se esquece da vida? Quem é essa mulher, metade real, metade sonho, que no azul profundo busca realização e paz? Quem é essa medusa, que encontrou no tempo o desafio e a razão de viver? Para ela não há medo nem barreiras. Não falta fôlego. E o limite é o infinito.
O Instituto Ernesto Zwarg agradece publicamente a mergulhadora KAROL. Seu livro fará parte do acervo bibliográfico da biblioteca PEDRINHA na sede do IEZ do Parque Ecológico ERNESTO ZWARG.
A queridíssima KAROL MEYER, o nosso muito obrigado.
Recomendado!!!!