terça-feira, 6 de setembro de 2011

Moradores denunciam vazamento de esgoto nas praias de Itanhaém


Moradores de Itanhaém e integrantes do Movimento Praia Sem Esgoto denunciaram um suposto crime ambiental nas areias das praias de Itanhaém que estaria sendo feito pela Sabesp, através do projeto Onda Limpa. Os integrantes do Movimento entraram com a denúncia junto ao Ministério Público Federal, no último dia 31 de agosto, em Itanhaém. 
Segundo eles, os vazamentos nas praias do Gaivota, Centro, Satélite e Suarão já vem ocorrendo há alguns meses, pois alguns membros têm fotografias do vazamento de esgoto desde o início do ano.
A Sabesp, a Prefeitura, a Câmara, o ICMBio e as ONGs IEZ, Acai, Assaga, Vivamar e Ecosurfi – integrantes do Movimento Praia Sem Esgoto, estiveram em reunião no dia 1º de setembro, para tratar do assunto. A Sabesp também se reuniu dia 31/8, no ICMBio, apresentando justificativas e soluções, assumindo compromisso para resolver a questão.
Entre eles estão: o trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Sabesp para que seja, gradualmente, feita a retirada do sistema da praia, passando-o para a avenida Beira-Mar. Isso requer estudos que não foram feitos sobre áreas de jundu, quiosques e construções irregulares que avançam sobre as ruas e áreas de jundu.
A Sabesp colocará geradores nas estações elevatórias (os cabos de energia foram roubados e não houve o bombeamento, o que gerou vazamento nos PVs); retirará o máximo de PVs possíveis, dentro da produtividade do sistema; afundará os que puderem ser colocados mais abaixo da superfície e cortará outros; fará intervenções no visual de cada PV, como transformá-los em lixeira, vasos, etc. Estas são as ações cabíveis ainda no orçamento do Onda Limpa I e de resposta mais imediata, segundo a Sabesp.
O Instituto Ernesto Zwarg (IEZ) entende que dever ser feita a retirada integral da rede das areias das praias, uma vez que a poluição fecal e visual é incompatível com a importância da praia para nossa Cidade.
As entidades do Movimento Praia sem Esgoto deverão fazer um abaixo-assinado para anexar ao processo no MPF.
O assunto também já foi tema de reportagens no jornal Diário do Litoral, de Santos, publicadas nos dias 29 e 31 de agosto. 

Nayara Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário