sexta-feira, 15 de julho de 2011

IEZ realiza caminhada no Pico do Itatins

 
O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ realizou no último domingo, dia 10/7, uma caminhada ecológica e educativa na trilha do Pico do Itatins, em Peruíbe. Participaram diretores, secretários e colaboradores do IEZ.
Eles aproveitaram para ter dicas e aulas práticas com os biólogos Renato Navilli e Renata Luz Leite, do IEZ, que explicaram sobre as diversas espécies da Mata Atlântica e suas relações com a fauna local.
O percurso da trilha, de nível difícil, foi de cerca de 4 km (ida e volta) e há aproximadamente 600 metros de altitude. A caminhada teve início às 9 horas e terminou às 15 horas. Os participantes tiveram que usar calçado apropriado e estavam acompanhados por monitores e equipamento de rapel, já que em três trechos mais íngremes tiveram que usar cordas para escalada.           
O esforço do grupo foi compensador pela maravilhosa e inesquecível visão de 360 graus da região, pois além de toda a encosta da Serra do Mar, eles puderam avistar as encostas do Itatins – Prainha, Guaraú, rio Guaraú e praias da Estação Ecológica Jureia-Itatins até Barra do Una, Rio Comprido, Praia de Una, Ponta do Grajaúna, Morro do Itacolomy e o Maciço da Jureia.
Apesar de o Pico do Itatins ser uma trilha urbana e em local que não pertence à Estação Ecológica Jureia–Itatins, é necessário ter autorização prévia junto á Administração Florestal, devido aos riscos de acidentes no percurso.     
Houve apenas uma observação negativa por parte dos participantes – as diversas sacolas de lixo recolhidas durante a trilha. Foram recolhidas garrafas, copos, embalagens de bombons, balas, bolachas e outros. Além das demarcações nas árvores feitas por pseudos-trilheiros que sempre deixam suas marcas nada ecológicas.     
Participaram do grupo o presidente do IEZ Itamar Zwarg, os diretores Marcio Zwarg e Renata Leite, o secretário Renato Navilli e os colaboradores Rosana, Alana, Milton, Mônica, Robson, Marcelo, e o fotógrafo Ruy.    

Texto: Nayara Martins e Marcio Zwarg
Fotos: Marcio Zwarg e Renata Leite  


Nenhum comentário:

Postar um comentário