sexta-feira, 3 de junho de 2011

IEZ se reúne com diretores e colaboradores


O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ se reuniu no dia 26 de maio, na sede da ACAI, com seus diretores, secretários e colaboradores. Na oportunidade foi exposta a participação do IEZ no Encontro sobre Resíduos Sólidos, no Sesc, em Santos, no dia 19/5 (vejam matéria no blog), onde o professor Maurício Waldman se disponibilizou a vir a Itanhaém para proferir palestra sobre o lixo.
O IEZ também participou do evento da Fundação SOS Mata Atlântica/WWF, no domingo, dia 22/5, no Ibirapuera, em São Paulo, (veja no blog), o que resultou no convite para a visitação à sede da SOS, na Capital, no dia 10/6.    
E participou do evento cultural e educacional no CEMETECE, dia 21/5, sobre a cultura caiçara com as músicas dos irmãos Zwarg. O IEZ foi representado pela diretora Renata Leite e pelo presidente Itamar. Na oportunidade surgiu a idéia de reeditar o acervo musical dos irmãos Zwarg, o que poderia ser feito em parceria com a ACAI que irá estudar a possibilidade.
Foi apresentado o resultado do encontro com a secretária de Meio Ambiente de Itanhaém, Rosana Bifulco, sobre a ocupação do Centro de Pesquisas do município. Porém, as limitações de ocupação provisória do local – exposição por 3 meses, tornam inviável o projeto do Museu Biológico, do secretário Renato Navilli. Ele considera impraticável a montagem e o desmonte do museu em tão curto prazo e, portanto, o IEZ terá que buscar outras alternativas.
Foi mencionada ainda a boa repercussão do curso de Educação Ambiental, ministrado pelo prof. Renato Navilli, na Facsul (vejam nota na última edição do Jornal Fatos). Novas turmas serão formadas do curso.      
A caminhada ecológica acontecerá na Estação Ambiental São Camilo, no próximo domingo, dia 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão percorridas duas trilhas – a primeira caminhada, de nível mais difícil, será realizada às 10 horas; e a segunda, de nível fácil, será às 15 horas. Os interessados poderão trazer suas famílias, e escolher a trilha. Os participantes serão acompanhados pelo monitor Euzébio, encarregado da Estação. O custo será de R$ 10,00 por pessoa, para cada uma das trilhas, a ser pago no local. Cada um deverá levar o seu lanche. Mais informações podem ser obtidas com Euzébio, no tel. 3422.1135 ou (11) 77448143.         
A caminhada a pé para Iguape será realizada no dia 30 de julho. O presidente Itamar já protocolou o pedido na sede da Estação Ecológica Jureia-Itatins. A adesão será aberta, a princípio, aos diretores, secretários e colaboradores do IEZ, que realizarão aula pratica de Educação Ambiental, com o professor Renato Navilli e guiados pelo monitor Amilton, de Peruíbe, cadastrado na SMA. A caminhada será feita conforme o enquadramento previsto na portaria que regulamenta o ingresso na Estação.         
Além da aula pratica de Educação ambiental, durante a caminhada haverá uma homenagem ao ambientalista Ernesto Zwarg no oratório do Bom Jesus de Iguape, no cemitério caiçara-indígena da praia do Una. Caso sobrem vagas, alunos do curso de Educação Ambiental, sócios do IEZ e interessados também poderão participar. As inscrições deverão ser feitas junto à comissão organizadora da caminhada, formada por Itamar, Maria Tereza (Teté) e Vera Simões.      
A ACAI e o IEZ irão realizar um evento de meio ambiente, em comemoração ao primeiro aniversário do IEZ, nos dias 10 e 11 de setembro, na sede da ACAI. A programação é a seguinte: palestra com o prof. Maurício Waldman sobre o lixo; apresentação de vídeos do biólogo Doty; distribuição de mudas de árvores; debate sobre a verticalização na cidade (sugestão de Maraty Zwarg); debate sobre a situação de abandono da linha ferroviária e seu entorno e a apresentação à sociedade do projeto do Parque Ecoferroviário do secretário Rafael; exposição do Museu biológico, de Renato Navilli na ACAI, entre outras atividades.    
Ainda ficou prevista a criação de uma comissão do IEZ para uma visita à chefe do escritório do Ibama, em Santos, Ingrid Oberg, para tratar sobre as autorizações do Museu Biológico e informações sobre o projeto de Acolhimento de animais.    
No encerramento da reunião, os participantes assistiram ao curta-metragem “Aperreio”, produzido e dirigido pelo biólogo Joacir Luz Filho (Doty) sobre a questão da água no Maranhão. Doty propôs ainda a produção de um média-metragem sobre a vida do ambientalista Ernesto Zwarg, com o apoio da ACAI.   
Além do biólogo Doty, a reunião do IEZ contou com as presenças dos diretores da ACAI, César Henriques e Graziella Bechelli e da assistente de diretoria Márcia.  

Texto: Nayara Martins e Marcio Zwarg

Nenhum comentário:

Postar um comentário