quinta-feira, 30 de junho de 2011

IEZ prestigia “Revelando São Paulo” em Iguape

 O Instituto Ernesto Zwarg - IEZ prestigiou a apresentação do projeto do Governo do Estado “Revelando São Paulo”, realizado de 22 a 26 de junho, no Centro de Eventos “Prefeito Casemiro Teixeira”, em Iguape. Nos diversos estandes, os visitantes puderam conhecer a arte, o artesanato e a culinária de diversas cidades paulistas, além de entrar em contato com as culturas caiçara, quilombola e indígena.
No evento houve a apresentação da Banda Marcial de Itanhaém, sob o comando do maestro Sérgio Almeida. A Banda Marcial mostrou ao público o seu variado repertório com jazz, pop e música popular brasileira, acompanhado de bela coreografia. A Banda Marcial de Itanhaém, que possui vários títulos, já se apresentou em edições anteriores do Revelando e também já foi campeã nacional.       
O público pode conferir ainda uma exposição de artesanato indígena guarani, com as presenças do pajé Guaíra, da cacique Lílian e dos jovens da aldeia Piaçaguera, de Peruíbe. E ainda o CD gravado com vários cantos indígenas tradicionais, produzido pelo Governo do Estado.Vale a pena conferir.
Os interessados em adquirir o CD podem entrar em contato com o pajé Guaíra – pageguaira@yahoo.com.br ou tels 9734.2454/ 9761.4655 ou ainda com a cacique Lilina – liliantupy@ig.com.br ou tel 9115.5168.
Conforme Marcio Zwarg, 1º secretário do IEZ, na visita a Iguape, foi constatado a perda do belíssimo arvoredo localizado às margens do Valo Grande. A retirada das árvores foi realizada devido às obras para a implantação de asfalto, ciclovia e calçada pública no local. Tanto os romeiros como os moradores locais sentirão a falta do arvoredo que protegia do vento sul e fazia sombra. Além dos guarás vermelhos, garças, savacus, socós, martim-pescadores e inúmeras espécies de pássaros que viviam naquelas copas de árvores.
Apesar de as obras terem sido autorizadas pelos órgãos ambientais competentes, o replantio de espécies nunca irá vingar como as espécies nativas. Além disso, as obras de melhorias urbanas têm sempre um alto custo para a natureza e a paisagem na beira do canal do Valo Grande também não será mais a mesma.                    

Texto: Nayara Martins e Marcio Zwarg 

terça-feira, 28 de junho de 2011

IEZ participa do Fórum Metropolitano de Sustentabilidade

Na próxima sexta-feira, dia 1º/7, a partir das 14 horas, o IEZ irá participar do Fórum Metropolitano de Sustentabilidade, na Câmara de Itanhaém. Na programação haverá palestras com o deputado estadual Ricardo Trípoli, o vereador de Santos e secretário de Meio Ambiente, Fabio Nunes, e ainda a apresentação do projeto Câmara Sustentável pelo Dr. João Paulo, da secretaria municipal de Meio Ambiente.
E ainda a entrega do título de Cidadão Itanhaense ao desembargador José Geraldo de Jacobina Rabello, juiz autor da primeira sentença pró-meio ambiente do Brasil, às 18 horas, na Câmara de Itanhaém. O juiz, na época, atendeu a uma ação popular do ambientalista Ernesto Zawrg, em 1974, visando proibir a construção de prédios com mais de três andares enquanto não houvesse saneamento básico na cidade. Os integrantes e colaboradores do IEZ estão convidados a prestigiar essa importante homenagem que foi solicitada pelo Instituto ao vereador Marco Aurélio.
Nayara Martins e Marcio Zwarg      

IEZ se reúne na ACAI para discutir evento

O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ irá se reunir na próxima sexta-feira, dia 1º de julho, às 9h30, na sede da ACAI – Associação Comercial de Itanhaém com a diretoria da ACAI, empresários locais e representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente e de entidades ambientalistas regionais. O objetivo é discutir sobre o evento de sustentabilidade que será realizado pelo IEZ em parceria com a ACAI, nos dias 10 e 11 de setembro. O evento será realizado em comemoração ao primeiro ano de fundação do IEZ.
Na programação estão previstas diversas atividades, entre elas: palestra sobre a questão do lixo com o sociólogo, geógrafo e antropólogo Maurício Waldman, ex-chefe da coleta de lixo do município de São Paulo e sócio fundador do IEZ. A palestra sobre reciclagem do lixo com o industrial Aires Mauro de Freitas, proprietário da Airplast, empresa que recicla pets para fabricar colchões, além de sócio do aterro sanitário de Mauá – onde se destina o lixo de Itanhaém.  
E ainda a palestra “A taxidermia como instrumento para a educação ambiental” com a exposição do taxidermista e biólogo Renato Navilli, secretário ambiental do IEZ.      
E a entrega do título de Cidadão Itanhaense e medalha Benedito Calixto ao músico Bruno Zwarg, com homenagem especial da Banda Marcial de Itanhaém que apresentará as músicas regionais dos irmãos Zwarg. E também a exibição de curtas-metragens produzidos pelo biólogo Doty Luz sobre a questão da água (filmado no Maranhão) e indígena (filmado na Amazônia) com palestra sobre os dois temas.   
E ainda a participação do núcleo indígena de Piaçaguera que acaba de gravar o CD “Kangwaá – cantando para Nhanderu” e com o DVD em fase de conclusão. O convite foi feito ao pajé Guairá e à cacique Lílian, no VIII Revelando São Paulo, em Iguape, e  será reforçado na visita do IEZ à aldeia, no mês de julho. 
Haverá também uma palestra com o engenheiro agrônomo Odil Cocozza Vasquez sobre a questão do lixo e reciclagem no ambiente rural, além de estandes para a divulgação dos trabalhos das ONGs locais.
Nayara Martins e Marcio Zwarg 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ICMBio irá eleger Conselho Consultivo dia 21


A Estação Ecológica dos Tupiniquins e a ARIE Ilhas Queimada Grande Queimada Pequena ligados ao Instituto Chico Mendes (ICMBio) convidam as instituições de Itanhaém para participar da reunião para a Criação do Conselho Consultivo e posse dos conselheiros, que será realizada na próxima terça-feira, dia 21 de junho de 2011, a partir das 13h, no Centro de Pesquisa de Itanhaém, localizado na rua Dom Sebastião Leme s/n, Vila Ivoty, em Itanhaém.
Na reunião serão apresentados os integrantes do ICMBio e os representantes das entidades. Na pauta de discussão estarão os temas: A importância das Unidades de Conservação para a comunidade; o que é o Conselho Consultivo; a importância do Conselho Consultivo para a gestão das Unidades de Conservação; o papel do conselheiro; a eleição do Conselho e a posse dos conselheiros.
O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ deverá participar da reunião e indicar os seguintes integrantes para o Conselho: o biólogo Rafael Luís Galdini e para a suplência o biólogo Renato Navilli.    

Nayara Martins

segunda-feira, 13 de junho de 2011

IEZ irá realizar caminhada a pé para Iguape


O Instituto Ernesto Zwarg - IEZ irá realizar uma caminhada a pé para Iguape, no dia 30 de julho. O presidente do IEZ, Itamar Zwarg, já protocolou o pedido na sede da Estação Ecológica Jureia-Itatins.
As inscrições para a caminhada estão abertas, a princípio, aos diretores, secretários e colaboradores do IEZ. Todos poderão participar da aula pratica de Educação Ambiental, com o professor Renato Navilli e guiados pelo monitor Amilton, de Peruíbe, cadastrado na SMA. A caminhada será feita conforme o enquadramento previsto na portaria que regulamenta o ingresso na Estação Ecológica Jureia-Itatins.        
Além da aula pratica de Educação Ambiental, durante a caminhada haverá uma homenagem ao ambientalista Ernesto Zwarg, no oratório do Bom Jesus de Iguape, no cemitério caiçara-indígena da praia do Una, em Peruíbe.
Caso sobrem vagas, os alunos do curso de Educação Ambiental, sócios do IEZ e demais interessados também poderão participar. As inscrições devem ser feitas junto à comissão organizadora da caminhada, formada por Itamar Zwarg, Maria Tereza (Teté) e Vera Simões.     

quarta-feira, 8 de junho de 2011

IEZ participa de exposição de projetos sobre cultura caiçara



O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ participou de uma exposição de projetos sobre cultura caiçara, no dia 21 de maio, no CEMETECE, em Itanhaém. A apresentação dos projetos foi realizada pelos professores substitutos das escolas municipais, matriculados do 6º ao 9 ano.
Cerca de 20 pessoas estiveram presentes. O IEZ foi a única entidade convidada, além de alunos e professores das escolas. Como o tema era cultura caiçara, o professor e ambientalista Ernesto Zwarg foi referência para a maioria dos trabalhos.
A escola municipal Célia Marina organizou um coral com as músicas dos irmãos Ernesto Zwarg e Antonio Bruno. Outras escolas usaram também as músicas para elaborar os murais, principalmente a "Trenzinho do Litoral".
O IEZ foi representado pela diretora Renata Leite e pelo presidente Itamar Zwarg. Na oportunidade surgiu a idéia de reeditar o acervo musical dos irmãos Zwarg, o que poderá ser feito em parceria com a ACAI que irá estudar a possibilidade.

Texto: Nayara Martins
Fotos: Renata Leite  


terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente é comemorado com caminhada



O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ realizou uma caminhada ecológica para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no último domingo, dia 5 de junho, nos períodos da manhã e da tarde, na Estação São Camilo, no bairro Suarão, em Itanhaém.
Cerca de 30 pessoas participaram nos dois trajetos, acompanhados pelo monitor ambiental Euzébio Batista de Andrade.
Na primeira trilha – a trilha do Mirante, os visitantes percorreram 2,5 km e fizeram o percurso em 1h46. Segundo Euzébio, os participantes estavam bem preparados, já que a trilha era de nível 2, mais difícil, e o grupo fez o percurso no tempo esperado.
Entre os visitantes estava um grupo formado por cinco pessoas, da secretaria municipal da Educação de Santos, ligados a Educação Ambiental. O grupo aprovou a trilha e prometeu participar de outras caminhadas.          
No período da tarde, outro grupo participou da trilha do Tatu, onde percorreram 1,5 km, e levaram cerca de uma hora. Entre os participantes estava a representante da ONU, Joana Merlin-Scholtes que também gostou da caminhada.
Os participantes puderam aproveitar o dia em contato direto com a natureza e conhecer diversas espécies da Mata Atlântica, como o eucalipto com casca e árvores frutíferas. Apesar de a mata já ser recuperada no local, as trilhas oferecem várias espécies nativas e cultivadas na região.
Participaram pelo IEZ, o presidente Itamar Zwarg, o 1º secretário Marcio Zwarg, Nayara Martins (comunicação) e Milton (colaborador).  

Texto e fotos: Nayara Martins         

     

sexta-feira, 3 de junho de 2011

IEZ realiza caminhada em comemoração ao Dia do Meio Ambiente


Neste domingo, dia 5 de junho, o Instituto Ernesto Zwarg – IEZ irá realizar uma caminhada ecológica na Estação Ambiental São Camilo, no Suarão, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O objetivo é integrar os diretores, secretários e colaboradores do IEZ e suas famílias com a natureza, conhecendo as trilhas da Estação, que apesar de serem urbanas, ainda estão preservadas e se localizam em área de Mata Atlântica.
As trilhas são leves e podem ser percorridas sem dificuldades. A trilha mais difícil sairá às 10 horas e a mais fácil sairá às 15h. Quem quiser levar a família pode optar pela trilha à tarde, ou quem preferir também poderá fazer as duas trilhas.           
Os grupos serão acompanhados pelo monitor ambiental Euzébio, encarregado da Estação Ambiental. No local será cobrada uma taxa no valor de R$ 10,00 por pessoa, por cada trilha. 
O educador ambiental e secretário do IEZ, Renato Navilli, estará acompanhando os grupos, juntamente com um grupo de alunos do curso de Educação ambiental, da Facsul. Não haverá alimentação no local e, portanto, quem preferir poderá levar o seu lanche.
Mais informações sobre as trilhas podem ser obtidas diretamente com o monitor ambiental Euzébio, através dos telefones (13) 3422.1135 ou (11) 7744.8143.
Serviço: A Estação Ambiental São Camilo fica localizada na Rua Padre Pedro Balint (antiga Rua do Cano) s/nº, no Suarão, em Itanhaém.  

Nayara Martins