quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Hino de Santos será ensinado aos alunos das escolas municipais


O hino oficial “Santos Poema” será ensinado aos alunos do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal de Santos. A idade dos estudantes varia de 6 a 14 anos. O hino é de autoria dos irmãos Ernesto e Antonio Bruno Zwarg e foi cantado em homenagem ao aniversário da cidade de Santos, em 26 de janeiro deste ano.
“Pretendemos levar os autores do hino (Ernesto e Antônio Bruno Zwarg) às escolas. A ideia é os alunos fazerem leitura, entenderem do que o hino fala e discuti-lo”, afirmou a secretária municipal de Educação, Suely Maia.
O hino foi oficializado pela lei nº 2.608, de 30 de dezembro de 2008. No entanto, a gravação oficial foi realizada somente em 27 de julho do ano passado, no Teatro Coliseu, em Santos. A interpretação ficou por conta do Coral Municipal de Santos e da Banda Musical Carlos Gomes.
A historiadora e professora universitária Wilma Therezinha Fernandes de Andrade acredita que a música, como linguagem universal, é uma boa “sacada” para divulgar os valores da Cidade, ainda mais se cair no gosto popular. E ainda que o hino é “perfeito” para dar aulas de meio ambiente.


Conheça a letra do hino oficial: ‘Santos Poema’

Autores: Ernesto Zwarg e Antonio Bruno Zwarg
Santos poema, jardins pelas praias
Cidade e porto de mar
Tens a magia de barcos estranhos
Na barra esperando adentrar
Morros, varandas alegres
Suspensas no arvoredo
Santos das ruas antigas
À beira do cais
que escondem segredos
Tuas paineiras floridas,
Salgueiros que choram
Nos velhos canais.
Santos, cuidado menina
As tuas belezas
Não percas jamais
Os flamboyans florescentes
Palmeiras imperiais
Ilha Urubuqueçaba
O verde reduto
Nas ondas do mar
Oh! Santos,
És linda demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário