sábado, 26 de fevereiro de 2011

IEZ patrocina bloco carnavalesco

O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ será um dos patrocinadores do bloco Sociedade Carnavalesca Libertação de Itanhaém neste carnaval. O bloco irá animar os foliões no próximo sábado, dia 5 de março, a partir das 21 horas, no centro da Cidade.

No próximo carnaval de 2012, o Libertação prestará homenagem ao ambientalista Ernesto Zwarg, mostrando toda a sua luta e trajetória pela preservação do meio ambiente.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Hino de Santos será ensinado aos alunos das escolas municipais


O hino oficial “Santos Poema” será ensinado aos alunos do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal de Santos. A idade dos estudantes varia de 6 a 14 anos. O hino é de autoria dos irmãos Ernesto e Antonio Bruno Zwarg e foi cantado em homenagem ao aniversário da cidade de Santos, em 26 de janeiro deste ano.
“Pretendemos levar os autores do hino (Ernesto e Antônio Bruno Zwarg) às escolas. A ideia é os alunos fazerem leitura, entenderem do que o hino fala e discuti-lo”, afirmou a secretária municipal de Educação, Suely Maia.
O hino foi oficializado pela lei nº 2.608, de 30 de dezembro de 2008. No entanto, a gravação oficial foi realizada somente em 27 de julho do ano passado, no Teatro Coliseu, em Santos. A interpretação ficou por conta do Coral Municipal de Santos e da Banda Musical Carlos Gomes.
A historiadora e professora universitária Wilma Therezinha Fernandes de Andrade acredita que a música, como linguagem universal, é uma boa “sacada” para divulgar os valores da Cidade, ainda mais se cair no gosto popular. E ainda que o hino é “perfeito” para dar aulas de meio ambiente.


Conheça a letra do hino oficial: ‘Santos Poema’

Autores: Ernesto Zwarg e Antonio Bruno Zwarg
Santos poema, jardins pelas praias
Cidade e porto de mar
Tens a magia de barcos estranhos
Na barra esperando adentrar
Morros, varandas alegres
Suspensas no arvoredo
Santos das ruas antigas
À beira do cais
que escondem segredos
Tuas paineiras floridas,
Salgueiros que choram
Nos velhos canais.
Santos, cuidado menina
As tuas belezas
Não percas jamais
Os flamboyans florescentes
Palmeiras imperiais
Ilha Urubuqueçaba
O verde reduto
Nas ondas do mar
Oh! Santos,
És linda demais!

Diretoria do IEZ se reúne na ACAI

Integrantes da diretoria do Instituto Ernesto Zwarg - IEZ se reuniram no dia 27 de janeiro, no auditório da sede da ACAI (espaço cedido ao IEZ através de parceria), para discutir projetos importantes que estarão em andamento neste ano.

Na ocasião foi feito balanço das ações do último bimestre e discutidos os projetos em andamento para este ano. Tais projetos foram definidos em reunião extraordinária realizada pelos secretários e colaboradores, no dia 16 de fevereiro, no Café da Villa, localizado no Pátio Totó Mendes, no centro. Os projetos, ainda em fase de elaboração, serão divulgados no novo site do Instituto Ernesto Zwarg (www.iez.org.br).

O IEZ agradece à diretoria da ACAI e à funcionária Salete que acompanhou a reunião até o final.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Oficina de Música e Natureza acontece em abril

No período de 1 a 3 de abril acontece a Oficina de Música e Natureza, na pousada A Rosa e o Rei, na cidade de São Francisco Xavier, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A oficina será ministrada pelo músico Itiberê Zwarg – filho do músico e compositor Bruno Zwarg e sobrinho do ambientalista Ernesto Zwarg.

Itiberê faz parte do grupo do músico e instrumentista Hermeto Pascoal desde 1976. Hermeto já gravou algumas músicas dos irmãos Zwarg no disco “Só não toca quem não quer”, de 1987. Itiberê também fundou a Itiberê Orquestra Família – forma por músicos jovens, e que já ganhou o prêmio Tim de Música.

Além da orquestra, o músico desenvolve um trabalho chamado “Oficina de música”, na Funarte, no Rio de Janeiro, para descobrir novos talentos e conta com o apoio da Petrobras.

O pacote na pousada inclui: oficina de música com Itiberê Zwarg, prática diária de Taichi-chuan, prática de movimento e quietude, contemplação do fogo, trilhas em cachoeiras na área da pousada, sala de TV e filmes, sauna, massagens terapêuticas, reflexologia, pedilúvio, estética e alimentação ovolactovegetariana.

Os chalés possuem lareira, frigobar TV/DVD. O pacote básico sai a R$ 120,00 por pessoa, mas há outras opções de chalés localizados na mata, com valores mais altos.

Mais informações e reservas podem ser obtidas com Ana Karine, através do tel. (12) 39261318/97710924 ou através do site www.arosaeorei.com.br ou email contato@arosaeorei.com.br. E ainda com Itiberê Zwarg, através do site www.myspace.com/itibereorquestrafamilia + www.facebook.com/itiberezwarg + www.facebook.com/itibereorquestrafamilia + www.youtube/Zwargvideos


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IEZ participa de show no Fórum da Cidadania



O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ participou no dia 29 de janeiro, no Fórum da Cidadania (no prédio da antiga Estação de Trem), em Santos, de um show com o poeta e músico santista Antonio Miguel do Pinho, mais conhecido como Pinho, amigo do ambientalista Ernesto Zwarg há mais de 30 anos.

Pinho iniciou a apresentação cantando músicas de sua autoria que foram censuradas na época da ditadura. Durante o show fez várias menções ao amigo Zwarg – o seu homenageado da noite.

Ainda no show, Pinho cantou a música “Engenho Doido”, um fandango de protesto no combate às usinas nucleares e o brado caiçara “Eh! Parnapuã Formoso”, em companhia de dois percussionistas.

O show foi concluído com a belíssima canção “Na beira do rio” e que Zwarg adorava. Esta canção foi cantada pelo artista na homenagem realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, em setembro de 2009, de iniciativa da ex-deputada estadual Maria Lúcia Prandi.

Após a apresentação do músico Pinho, alguns poetas santistas declamaram seus versos, encerrando a noite de música e poesia. O evento foi promovido pelo Fórum da Cidadania de Santos.

Participaram o primeiro secretário do IEZ, Marcio Zwarg e o coordenador geral do Fórum, Célio Nori – que realizou duas homenagens ao Zwarg na época em que foi diretor do Sesc de Santos e de Bertioga, nos anos de 2003 e 2006. E ainda o ambientalista santista Condesmar Fernandes de Oliveira – que militou junto com Zwarg contra a instalação das usinas nucleares e em defesa da Jureia, nos anos 80. Pinho, Célio e Condesmar são sócios fundadores do IEZ.


Colaboradores do IEZ visitam aldeia do Rio Branco




A pedagoga Tasciana Ribeiro e o cartorário Fábio Moura, colaboradores do IEZ e líderes de um grupo de voluntários, estiveram na aldeia do Rio Branco, em Itanhaém, na segunda quinzena de janeiro, para fazer a doação de brinquedos, vestuário e alimentos que foram recolhidos numa campanha antes do Natal.

Os voluntários conseguiram levar entre os alimentos: 3 pacotes macarrão, 3 polpas de tomate e 1 kg de sal para cada família. Na aldeia moram 13 famílias. Também foram doados 20 sacos de roupas (de 15 litros cada) para as famílias. E ainda 80 sacolinhas contendo um brinquedo e um saquinho de pipoca cada para alegrar as crianças da aldeia.

Foram necessários dois veículos para levar as doações à comunidade da aldeia indígena.