domingo, 23 de abril de 2017

Araquém Alcântara é homenageado em Itanhaém

Homenageados pelo Cofit - Foto: Luciano Netto

Na terça feira 18 de abril, ocorreu na Câmara Municipal de Itanhaém a Sessão Solene do Dia Municipal da Fotografia, que teve entre os homenageados o consagrado fotógrafo Araquém Alcântara.

Araquém Alcântara nascido na cidade de Florianópolis em 1951, é reconhecido como um dos pioneiros da fotografia ecológica no pais, já publicou 17 livros de fotografia, tendo ainda participado de cerca de 22 em co-autoria. Recebeu mais de 32 prêmios nacionais e internacionais, entre eles prêmios concedidos pela Unicef, e Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

A sessão teve início as 19h horas, e foi aberta por Marcos Rogério presidente do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém, que fez a composição de mesa, convidando o presidente do IEZ Itamar Zwarg, o ex-vereador Conrado Carrasco, a presidente da Academia Itanhaense de Letras Elizabeth Bechir Watanabe, e a presidente do Rotary Clube de Itanhaém Katia Doenz. Abaixo o trecho em que Itamar Zwarg faz o seu pronunciamento:


A cerimônia prosseguiu com a entrega de medalhas aos fotógrafos que integraram a Amostra 10 x 15, aonde 10 fotógrafos expuseram 15 fotos autorais que foram espalhadas pela cidade. As homenagens seguiram com a entrega do Prêmio Revelação para o jovem fotógrafo Nicolas Schukkel, Prêmio Pioneiro para o empresário do ramo da fotografia Sergio Omuro, e o Prêmio Itanhaém para a fotógrafa Josy Inácio.

O grande homenageado da noite Araquém Alcântara recebeu o Prêmio Inspiração, ele relembrou a história da emblemática foto que tirou de seu pai na Jureia, em um momento que o local se via ameaçado pela construção de usinas nucleares, falou da amizade com Ernesto Zwarg, e também de momentos únicos em que o fotógrafo tem a percepção de estar diante de algo realmente grandioso e belo. Abaixo um trecho do pronunciamento de Araquém Alcântara:



 



Francesco Antonio Picciolo
1º Secretário

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário