quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Apresentação do Plano de Manejo APA Marinha Litoral Centro

Na terça-feira 06 de agosto, o Instituto Ernesto Zwarg participou da reunião de apresentação do processo de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC) – Fundação Florestal. Realizada no Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica em São Vicente, a reunião contou com a presença de centenas de pessoas representantes do Estado e Sociedade Civil.

O Plano de Manejo é uma exigência da lei federal que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (lei 9985/2000). Baseado nas características gerais de uma Unidade de Conservação, o Plano de Manejo é o documento no qual se estabelecem o zoneamento e as normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade.

Marcos Campolim gestor da APAMLC explicou os conceitos básicos das unidades de conservação, os desafios para a elaboração do plano, e disse que espera contar com a contribuição de todos para além do conhecimento técnico, agregar ao Plano de Manejo experiências dos usuários do mar, das comunidades, e as instituições que representam a sociedade.

A APA Marinha do Litoral Centro foi criada em 08 de outubro de 2008, e com uma Área 449.259,704 hectares vai de Peruíbe até Bertioga.

As novas restrições a pesca criadas pelo Governo do Estado de São Paulo também foram apresentadas, e serão melhor debatidas nas próximas reuniões com representantes da pesca artesanal e industrial. As reuniões específicas da pesca artesanal, já foram marcadas, e as datas e locais podem ser conferidas no convite abaixo.



Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário