segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Antonio Bruno Rocha Zwarg completa 90 anos



O pianista, compositor e cantor Bruno Zwarg completa hoje dia 19 de agosto 90 anos de idade, com muita saúde e disposição.

A última apresentação de Bruno Zwarg em Itanhaém foi em um Sarau no pateo Totó Mendes realizado em outubro do ano passado, o vídeo pode ser conferido no link: http://www.youtube.com/watch?v=L4GX4cRSteY#at=32

Antes ele havia se apresentado no 2° Aniversário do IEZ realizado nos dias 21/22 de Setembro de 2012,  tocando e cantando dentro de um barco no Rio Itanhaém.

Antonio Bruno Zwarg continua ativo compondo e cantando, e no futuro deve voltar a se apresentar em Itanhaém com a suas musicas que fizeram dele um dos maiores compositores de canções do Brasil.



Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

domingo, 18 de agosto de 2013

O
GNOMO
DA
JUREIA

Um livro a ser escrito!
Vista aérea do maciço da Estação Ecológica Jureia/Itatins.

"..em Itanhaém, um grande líder conservacionista ERNESTO ZWARG, procurava proteger o maciço da Jureia. Fazia isso juntamente com outras entidades simpáticas à causa, como por exemplo o jornal O Estado de São Paulo"...

"...o CONDEPHAT tombou o maciço da Juréia, no dia 12 de Dezembro de 1977, por iniciativa do Professor José Pereira de Queiroz e outros, à pedido do Professor ZWARG"...

.." Nos primeiros dias de 1978, na casa que eu possuía em Itanhaém, o Professor ERNESTO ZWARG apareceu desolado e preocupado. Ele me convidou a sobrevoar a área. Assim, no dia 5 de janeiro de 1978, subi num avião monomotor teco-teco, pilotado pelo engenheiro John Bradfield, juntamente com um fotógrafo do Estadão ( Araquém Alcântara)...

.." Imediatamente verifiquei que se tratava de uma magnífica área, quase intacta, que urgia preservar. Foi assim que nasceu a Estação Ecológica Jureia-Itatins".

Texto de autoria do Professor PAULO NOGUEIRA NETO, Titular Emérito do Instituto de Biociências da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, extraído do Livro Estação Ecológica Jureia-Itatins - Editores Otavio A. V. Marques & Wãnia Duleba.


Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
IEZ

Itanhaém/SP
18/08/2013.

3ª caminhada para Festa Bom Jesus de Iguape/SP do Instituto Ernesto Zwarg - IEZ!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A TERCEIRA CAMINHADA DO IEZ ATRAVÉS DA EEJI À IGUAPE!

O Instituto Ernesto Zwarg - IEZ - promoveu, no último dia 03/08/2013, a 3a romaria ao Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape, através da antiga trilha do "Caminho do Correio do Imperador", também conhecida como "Trilha do Telégrafo", que unia as antigas Capitanias no início do século XVIII. 
A caminhada teve início na pacata vila da Barra do Una, com a travessia do Rio Comprido, realizada pelos guardas parques da Fundação Florestal. Diferentemente dos anos anteriores, os associados e simpatizantes do IEZ desfrutaram de um excelente início de dia, vez que o astro rei SOL brilhou por toda a travessia da área da Estação Ecológica da Juréia. Boa parte dos integrantes do grupo pode, enfim, desfrutar de um banho de água salgada no Rio Verde, para depois se lavaram nas águas das corredeiras da Serra da Juréia. Ao final, um veículo cedido pela Prefeitura Municipal de Iguape transportou o grupo de 50 pessoas até seu destino final, na Vila do Ribeira, com pernoite previsto no HOTEL DALÚ, No dia seguinte, 04 de Agosto, os integrantes se deslocaram até o município de Iguape, através da Barra do Icapara, cumprindo o traçado final de VAN até a visita da Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape.

A trilha na mata atlântica e sua vista esplendida
foto Regis Gonçalves 

Rio Verde ao entardecer
foto André Ishikawa

Vista da Serra da Jureia
foto Regis Gonçalves

Inóspita Praia da Jureia com suas marés e vento constante
 foto Regis Gonçalves
Rio Verde ensolarado
foto Luciana Muniz
Romeiros se banham no Rio Verde
foto Luciana Muniz
Toca do Bugio
foto Luciana Muniz

Homenagem da Mongue ao Ernesto Zwarg
foto Regis Gonçalves




cemitério caiçara na Praia do Una
 foto Luciana Muniz


Descanso na Praia do Rio Verde
foto Rodrigo Gonzales

Início da Romaria a Iguape na Praia do Una - 16 km
foto Virgílio Kbça Diver

Travessia do Rio Comprido na Barra do Una
foto Virgilio Kbça Diver

Pegadas dos romeiros na Praia do Rio Verde
com a Serra da Jureia
foto Virgilio Kbça Diver

Hotel e Pousada DALÚ na Vila da Barra do Ribeira
foto Virgilio Kbça Diver

Queda d água na Serra da Jureia
Caminho do Nosso Senhor
Bom Jesus de Iguape
 foto Virgílio Kbça Diver

Praia do Rio Verde ao fundo morro do Grajaúna
 foto Virgílio Kbça Diver

Encontro das águas da Cachoeira do Macaco no Rio Verde
 com o mar
foto Virgilio Kbça Diver

Início da caminhada pela Praia do Una
foto Virgilio Kbça Diver

Travessia do Rio Comprido
Luciana Muniz


O Instituto Ernesto Zwarg agradece ao Sr. Manuel Messias dos Santos, gestor da Estação Ecológica Juréia/Itatins; ao Sr. Hélio da Silva Flórido, administrador da sub prefeitura da Vila da Barra do Ribeira; ao Ilustríssimo Sr. Joaquim Antonio Coutinho Ribeiro, Prefeito Municipal de Iguape; aos amigos Sr. José Carlos e Lúcia, proprietários do Hotel e Pousada Dalú, na Barra do Ribeira, que hospedou o grupo pelo 2º ano consecutivo; e ao simpático Sr. Nélio, proprietário do Restaurante Praia-Mar, na Barra do Ribeira, que preparou um excelente arroz, feijão, peixe frito, salada e pirão.
Um abraço especial à todos que puderam participar neste ano da romaria a Iguape e aos guias que colaboraram com a condução do grupo em segurança no trecho da Estação Ecológica da Jureia/Itatins, na pessoa do Amilton ( TOM ).

Praia do Rio Verde no encontro do Rio com o Mar
foto Everton Meyer

"Pico do Dedo de Deus"
A denominação Indígena da Estação Juréia/Itatins
Pedra Saliente ou Nariz Grande
foto Eguiraldo Gomes de Souza

Gavião na Praia do Una a espreita de uma boa refeição
foto Eguiraldo Gomes de Souza

Garoça ou Graoça em outras regiões também conhecido como Maria Farinha
foto Eguiraldo Gomes de Souza

Vista da Estação Ecológica da Juréia - incomparável beleza!
foto Eguiraldo Gomes de Souza

E o rio se encontra com o mar produzindo riquezas
Foto Eguiraldo Gomes de Souza


Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
IEZ

Peruíbe/SP 14 de Agosto de 2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Apresentação do Plano de Manejo APA Marinha Litoral Centro

Na terça-feira 06 de agosto, o Instituto Ernesto Zwarg participou da reunião de apresentação do processo de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC) – Fundação Florestal. Realizada no Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica em São Vicente, a reunião contou com a presença de centenas de pessoas representantes do Estado e Sociedade Civil.

O Plano de Manejo é uma exigência da lei federal que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (lei 9985/2000). Baseado nas características gerais de uma Unidade de Conservação, o Plano de Manejo é o documento no qual se estabelecem o zoneamento e as normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade.

Marcos Campolim gestor da APAMLC explicou os conceitos básicos das unidades de conservação, os desafios para a elaboração do plano, e disse que espera contar com a contribuição de todos para além do conhecimento técnico, agregar ao Plano de Manejo experiências dos usuários do mar, das comunidades, e as instituições que representam a sociedade.

A APA Marinha do Litoral Centro foi criada em 08 de outubro de 2008, e com uma Área 449.259,704 hectares vai de Peruíbe até Bertioga.

As novas restrições a pesca criadas pelo Governo do Estado de São Paulo também foram apresentadas, e serão melhor debatidas nas próximas reuniões com representantes da pesca artesanal e industrial. As reuniões específicas da pesca artesanal, já foram marcadas, e as datas e locais podem ser conferidas no convite abaixo.



Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ