sexta-feira, 14 de outubro de 2011

IEZ VISITA SEDE DA AMIBRA E OBRAS DA SABESP NO RIO BRANCO

 No último dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, integrantes da diretoria do Instituto Ernesto Zwarg - IEZ, visitaram a sede da fazenda São Pedro, fundada em 1910, de propriedade do Sr. ODIL COCOZA VASQUEZ, engenheiro agrônomo e presidente da AMIBRA - Associação dos Produtores Rurais da Micro Bacia Hidrográfica do Rio Branco. Na oportunidade, além de provarem a deliciosa mussarela e ricota de BÚFULAS produzida pelo carismático ODIL, os visitantes conheceram a sede da AMIBRA e o marco de sinalização do Parque da Serra do Mar - NÚCLEO CURUCUTU.
Também puderam ver de perto a grandiosa obra da SABESP no Rio Branco, composta de uma Estação de captação e tratamento de água por sucção de bombas, para  abastecimeto e distribuição de água tratada entre os municípios que compõem a  baixada santista. O desenvolvimento no local é bastante significativo e o avanço da modernização inevitável. Eventuais danos ambientais deverão ser compensados, caso sejam constatados, na opnião do presidente do Instituto ERNESTO ZWARG, Itamar Ernesto Martins Zwarg.".. até o presente momento, não identificamos no local impacto de grande porte, apenas obras necessárias para atender o abastecimento de toda uma populaçao fixa e itinerante da Baixada Santista". Problemas locais foram devidamente solucionados pela Concessionária, segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais.
por
Francesco Antonio Picciolo
texto
Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente do IEZ

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

IEZ visita Pajé Atikun no Espaço Tupi


O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ visitou no ultimo domingo, dia 09/10, o Pajé Atikun no espaço Tupi no Bairro do Jardim Coronel, em Itanhaém. Em torno de dez pessoas, entre integrantes da diretoria, secretários e colaboradores do Instituto ERNESTO ZWARG puderam conhecer as instalações no local, de propriedade da Prefeitura Municipal de Itanhaém e o trabalho de artesanato desenvolvido pela família do pajé  Antonio de Souza, de origem pernambucana, da etnia Atikun, que trabalha para sediar definitivamente a sua ONG(http://www.fundacaosani.com.br/). Dentre outras realizações, o projeto busca parcerias para trazer uma base de atendimento médico propriamente equipada para assistência aos índios "aldeados e desaldeados", através de um convênio a ser firmado entre ong's com investimento estrangeiro.  O atual zelador do espaço público é profundo conhecedor de plantas medicinais e realiza no espaço TUPI o plantio de diversas espécies de mudas para tratamento e manejo. A visita teve como objetivo conhecer o projeto e definir formato de apoio do IEZ, junto à Instituição pública. Com alegria, destacamos a presença da JOANA MERLIN SEHOLTES entre os visitantes.
por Francesco Antonio Picciolo e
Itamar Ernesto Martins Zwarg - Presidente IEZ.