Fundação IEZ



No dia 11 de setembro de 2010, foi fundado o Instituto Ernesto Zwarg (IEZ) e também lançado o projeto municipal de educação ambiental “Parque Ecológico Ernesto Zwarg” - este com a iniciativa da Prefeitura de Itanhaém. A cerimônia foi realizada na sede da Estação São Camilo, no bairro Suarão.
A proposta de criar o Instituto foi da família e dos amigos do ambientalista Ernesto Zwarg que morreu em 25 de agosto de 2009, em Itanhaém, aos 84 anos.
O Instituto Ernesto Zwarg, que faz uma homenagem ao ambientalista itanhaense, tem o objetivo de trabalhar com diversos projetos para as áreas de educação ambiental, preservação da natureza, humanismo, atividades de ecoturismo e esportes de natureza, sem fins lucrativos, artes plásticas, entre outras idéias.
O IEZ também tem projetos de lançar, por meio de parceria público-privada, a “Biblioteca Ambiental Poetisa Pedrinha” e o “Memorial Ernesto Zwarg”. O Instituto está aceitando doação de livros sobre assuntos ambientais, pedagógicos e infantis; além de qualquer material referente à memória do ambientalista.
Cerca de 250 pessoas prestigiaram a fundação do IEZ, entre elas, o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell; o vice-prefeito, Ruy Santos; membros da família Zwarg; equipe das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente; diversas autoridades e representantes de entidades da Cidade e do litoral paulista.
A diretoria do IEZ agradece a todos os que prestigiaram a fundação do Instituto e que colaboraram para que a idéia do IEZ se tornasse realidade. A diretoria faz um agradecimento especial à União Social Camiliana que através do seu presidente Padre Leocil Pessini e a equipe da Estação Ambiental São Camilo cederam o espaço para o evento.
Mais informações sobre o Instituto Ernesto Zwarg podem ser consultadas no site da entidade (www.iez.net.br) e também na página da família Zwarg (www.zwarg.com.br)

Parque Ecológico
O Parque Ecológico Ernesto Zwarg – lançado em setembro pela Prefeitura, irá trabalhar com diversas atividades, entre elas, viveiros e educação ambiental. Os visitantes poderão conferir o trabalho no Parque que deve funcionar no bosque, localizado no CMTECE (Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes), na região central da cidade, cedido pela Prefeitura de Itanhaém. A previsão é de que o Parque esteja funcionando dentro de dois anos.