No sábado dia 10 de junho, foi realizada em Itanhaém a reunião de fundação da Sociedade de Apoio à Causa Indígena – SACI, onde foi aprovado o Estatuto e eleita a chapa da Diretoria e Conselho Fiscal.
A SACI é uma ONG isenta de vínculos políticos ou religiosos, voltada essencialmente aos assuntos ligados à causa indígena. O nome é inspirado na lenda original do Saci, que surgiu entre os índios do sul do Brasil, e posteriormente foi adaptada pelos quilombolas, dando origem ao personagem do folclore Saci-Pererê. Os objetivos da ONG são os de desenvolver projetos que atendam às reivindicações e necessidades das aldeias da região do Litoral Sul Paulista e do Vale do Ribeira, e também contribuam com a preservação das suas raízes culturais e tradições religiosas.
A reunião teve início por volta das 16h, com a coordenação dos trabalhos a cargo do presidente da mesa Marcus Vinícius, e do secretário Itamar Zwarg. Foi apresentada uma chapa única para a composição da primeira Diretoria e Conselho Fiscal, que foi eleita por unanimidade pelos presentes, com os nomes que seguem abaixo:
DIRETORIA:
Presidente: Ricardo Henrique da Silva
Vice – Presidente: Márcio Artur Martins Zwarg
1º Secretário: Flavio Antônio de Santis Camunha
2º Secretário: Francesco Antonio Picciolo
1º Tesoureiro: Roseli Sousa Fernandes da Silva
2º Tesoureiro: Luciana de Melo Costa
CONSELHO FISCAL:
Presidente: Joana Maria Soares Merlin-Scholtes
Secretário: David Szabo
Suplente: Celso Oliveira Menezes
A Saci tem uma cláusula estatutária pétrea, que impede a aquisição de sede própria, pois todos os recursos serão destinados integralmente aos indígenas, portanto, assim como aconteceu nesta reunião, as próximas também se realizarão na residência de membros da diretoria.
O site da SACI está em fase de construção, e em breve disponibilizará o estatuto da entidade, e outras informações como projetos, imagens, e as notícias mais recentes.
Francesco Antonio Picciolo
1º Secretário
Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ