O INSTITUTO ERNESTO ZWARG - IEZ, completou 04 anos de existência, no último dia 11/09/2014. Fundado pelos familiares, amigos e simpatizantes do memorável professor, o IEZ foi registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Itanhaém e cadastrado na Receita Federal no dia 29/09/2014. Por ser uma associação de pessoas privada, o IEZ é uma ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL que visa defender o meio ambiente, promovendo a educação ambiental e a defesa da cultura regional.
Nestes últimos quatro anos, destacamos os 03 seminários promovidos pelo IEZ, em parceria com a ACAI - Associação Comercial de Itanhaém, ICMBIO - Instituto Chico Mendes e o CAFÉ DA VILA, A participação da organização no COMDEMA de Itanhaém e nos Conselhos do ICMBIO e Núcleo do Curucutu, também foram de suma importância nas atividades do grupo, assim como as apresentações de palestras técnicas por colaboradores do IEZ na ETEC e outras Universidades da região.
Destacamos as incursões em limpeza de praia do Arpoador, dentro da Reserva da Juréia e a subida à cota 100 do Morro do Itatins, em Peruíbe. A descida da trilha por Parelheiros em uma jornada épica e o restabelecimento das caminhadas pela Juréia ao Bom Jesus de Iguape abrilhantaram a Instituição.
Além das diversas participações em reuniões e eventos ambientais, destacamos a presença do IEZ no lançamento do Livro " O RIO RIBEIRA" em Eldorado Paulista, assim como a apresentação no fórum da cidadania em Santos.
Atualmente, o IEZ participa como suplente em uma cadeira do comitê das bacias hidrográficas em Santos.
Várias sugestões e ofícios foram encaminhados as casas de leis representativas do povo do litoral paulista, em ITANHAÉM e PERUÍBE, além das propostas de criação da Guarda Municipal Ambiental e do Convênio com a Marinha do Brasil p/ fiscalização das embarcações nos rios da região, assim como sobre a recuperação da fauna e da flora do morro do Sapuicatava.
Em Cananeia, denunciamos ao MP crime ambiental por ocupação irregular de margem de rio no distrito de Ariri.
0 projeto do Centro Ambiental e Parque Ecológico Ernesto Zwarg, uma promessa do Poder Executivo apresentado no dia da fundação, ficou no papel. Problemas fundiários e jurídicos, somados ao desinteresse político local, arquivaram sua realização.
A cada final de Ano, realizamos confraternizações, tendo por último o acampamento no Parque do Itinguçu, em parceria com Na Trilha da Jureia, com o amigo Eduardo Ribas, que ajudou a promover o 3° seminário em Peruíbe.
A integração do IEZ com a etenia indígena nas Aldeias Inhamandú-Mirim e Paiçaguera foram de um excepcional conhecimento espiritual e cultural na formação de propósitos relacionados aos remanescentes Tupis-Guaranis.
Enfim, foram muitas realizações culturais e sócio-educacionais, que resultaram em 18.899 visualizações no Blog e alcançaram 4.000 simpatizantes no facebook.
Certo do dever cumprido em eternizar a memória e difundir o trabalho do ambientalista Ernesto Zwarg Junior, deixo a todos um grande abraço e peço desculpas àqueles para os quais não consegui me fazer expressar corretamente e fazer alcançar o verdadeiro trabalho de uma ONG.
ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
PRESIDENTE
IEZ