Um dos principais ambientalistas do século 20, o paulista Ernesto Zwarg - expoente do movimento ecológico brasileiro será homenageado em Itanhaém.
No início deste mês, foi promulgada a Lei n 3.915/14, de autoria do Vereador Conrado Carrasco, que denomina a praça ao lado do Beco de Sant`Anna (Ladeira), com o nome “Vereador Ernesto Zwarg”.
Nascido em 1925, na cidade de Piracicaba-SP, o ambientalista e pacifista exerceu também as atividades de Jornalista, Editor, Professor, Vereador, Escritor, Poeta, Compositor e Teatrólogo Amador. Zwarg viveu toda sua vida em Itanhaém, vindo a falecer no dia 25 de agosto de 2009, na cidade, aos 84 anos.
Considerado um dos pioneiros no Brasil e líder do movimento que combateu as usinas nucleares, que seriam construídas em Peruíbe-SP, foi à primeira voz a se levantar em defesa da Juréia, quando recebeu as informações dos caiçaras sobre as demarcações e movimentações militares na área.
Em Itanhaém, salvou os rios e as praias do lançamento de esgotos, com a pioneira ação popular contra a construção de prédios. Também combateu as agressões às paisagens brasileiras, permitidas na época pelos órgãos governamentais e os projetos imobiliários degradantes. Defendeu e incentivou como poucos, as culturas indígena e caiçara, dedicando a sua vida à causa ecológica.
Vereador em Itanhaém usou a política para fazer ecologia, e não a ecologia para fazer política. Participou de inúmeros congressos, simpósios, seminários e palestras, com destaque para os encontros organizados pela Fundação Prefeito Faria Lima, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fundação CESP e CETESB.
fonte: www.fb.com/conrado.carrasco
Secretário de Comunicação IEZ
Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ