quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ACAMPAMENTO DO IEZ E NA TRILHA DA JURÉIA!


Nos dias 07 e 08 de dezembro, o Instituto Ernesto Zwarg realizou sua confraternização anual em um divertido acampamento, na Estância Santa Rita, um sítio localizado no pequeno distrito do Barro Branco, que pertence ao Parque Estadual do Itinguçu e dista 9 km do bairro do Guaraú, no município de Peruíbe.

O acampamento teve como finalidade promover a confraternização de colaboradores, amigos e simpatizantes do instituto, sendo esta a ultima atividade em comemoração ao 3º ano de fundação do IEZ.

O local é administrado pelo empresário Eduardo Monteiro Ribas, do IECO MATA ATÂNTICA e NA TRILHA DA JURÉIA e conta com instalações para acomodar cerca de 30 pessoas, com piscina, salão de jogos e lagos de piscicultura para observação. Durante a noite de sábado foi exibida uma projeção com imagens da Estação Ecológica da Juréia e textos desenvolvidos com ênfase na história e luta pela preservação a atual reserva ambiental.

No Domingo, foram realizadas duas trilhas, classificadas como nível 1 de dificuldade; a primeira trilha permitiu a visitação do pequeno grupo de 14 pessoas até uma pequena cachoeira a cerca de 30 minutos de distância. A segunda trilha, de maior percurso e duração, levou o grupo até o Rio Guaraú, que é formado pelas cachoeiras Maria Bonita, Perequê e das Antas. No local, foi possível visualizar de perto o manguezal, pequenos carangujos, várias espécies de aves ( destaque para o TANGARÁ ), e até uma serpente ( jararaca-açu ).

A parceria entre o IEZ e NA TRILHA DA JURÉIA foi fundamental para a realização deste evento. Agradecemos a todos os participantes e aos colaboradores.

Feliz 2014
A diretoria.


Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

domingo, 1 de dezembro de 2013

Núcleo Curucutu – Última Reunião do Conselho Consultivo em 2013


     Ocorreu na quinta-feira 28 de novembro a última reunião do Conselho Consultivo do PESM - Núcleo Curucutu de 2013.

     A Reunião começou por volta das 15h na base de Emburá do Alto em São Paulo, e contou com a presença de representes de órgãos públicos, e da sociedade civil.

     Foram apresentadas imagens das diversas atividades de educação ambiental que ocorreram no Parque durante o ano, o publico principal foram crianças e adolescentes de escolas da região e de grupos de escoteiros.

     Wesley Soares, monitor ambiental, falou sobre a fiscalização, novos equipamentos devem ser adquiridos em breve. A equipe agora trabalha com o Auto de Constatação Ambiental uma espécie de Boletim de Ocorrência, que permite uma maior eficiência na hora de autuar infratores. A participação da Polícia Ambiental, e da Guarda Municipal Ambiental de São Paulo tem sido fundamentais para a fiscalização, porém a grande extensão do Parque com 37.518,00 hectares exige uma efetivo ainda maior. 

     Foi abordada a questão das atividades ilegais de turismo que estão ocorrendo na região, tais como rapel, motocross, trilhas com veículos 4x4, passeios de bicicleta sobre a linha férrea, entre outras. Essas práticas além de serem passiveis de punição colocam em risco a vida das pessoas que as praticam, já que esses locais não oferecem condições de segurança e tem difícil acesso no caso de um socorro médico emergencial. 

     O Biólogo Leonardo Malagoli apresentou o resultado da sua pesquisa sobre anfíbios realizada no Núcleo Curucutu, foi um trabalho que durou 208 dias. O Núcleo conta com uma rica diversidade de anfíbios anuros(sapos), foram descobertas 66 espécies divididas em famílias, o que coloca o Curucutu como o Parque com maior riqueza da anfíbios do estado de São Paulo.

     A questão da erradicação dos Pinnus foi novamente debatida, eles estão ameaçando os campos de altitude que tem uma idade estimada de 30 mil anos, a fauna que nos campos tem o seu único habitat pode ser perdida também. A espécie de pinheiro se espalha com o vento e portanto esta em constante crescimento, a eliminação total pode levar décadas.

     Foram feitas também pesquisas climáticas com equipamentos instalados na base de Itanhaém e de São Paulo, a temperatura na base paulistana teve uma variação de 0° a 35° durante o ano. 

     Sobre a infraestrutura, existe a possibilidade da instalação de uma nova base na Estação Evangelista de Souza, o que ajudaria tanto em atividades de fiscalização como de educação ambiental. Melhorias na estrada de acesso também estão sendo reivindicadas.

     Essa foi a última reunião do Conselho Consultivo do PESM - Núcleo Curucutu do ano, a próxima deve ocorrer nos primeiros meses de 2014.



Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

sábado, 23 de novembro de 2013

Maysa Zwarg Entre os Vencedores do Concurso "Itanhaém na Copa"


         A ilustração criada pela desenhista Maysa Clara Martins Zwarg, de 16 anos, neta do ambientalista Ernesto Zwarg, foi uma das três obras escolhidas para estampar os carnês de IPTU da Prefeitura de Itanhaém do ano de 2014. O concurso teve por tema "Itanhaém e a Copa do Mundo" e seu desenho homenageou os Índios, o Padre Anchieta e o pintor Benedito Calixto, protagonistas da história itanhaense, envolvidos pela grande paixão brasileira que é o futebol. Esse é o segundo concurso municipal de desenho ganho pela Maysa (o primeiro foi aos 8 anos), a qual dedica-se atualmente ao desenho elaborado em mesa digitalizadora, notadamente aqueles do tipo "Mangá" e "Animê", amplamente apreciados pela atual geração, publicados em seu perfil no "Facebook". Na foto divulgada no site oficial do município, o prefeito Marco Aurélio Gomes apresenta os três desenhos escolhidos, tendo a Maysa à sua esquerda (na foto, à direita). O Instituto Ernesto Zwarg expressa aqui votos de congratulações à talentosa desenhista e ao seu feito, que antes de significar uma iniciativa particular, representa e exemplifica o interesse e a participação da nova geração nas questões sociais e de causa pública.



Márcio Artur Martins Zwarg
1° Secretário IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA 491/2013 AO IEZ!

O INSTITUTO ERNESTO ZWARG recebeu o Decreto de Utilidade Pública nº 491/2013 na sessão solene da Câmara Municipal de Itanhaém, no mês de Outubro, por força da propositura de autoria do Vereador Luis Alberto Pereira.


Vereador Luis Alberto Pereira, Itamar e Márcio Zwarg, Rosana Silva e Elizabeth Bechir.

Vereador Luiz Alberto Pereira e integrantes da diretoria do Instituto Ernesto Zwarg.




ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
PRESIDENTE
IEZ

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES NA CÂMARA DE PERUÍBE AO IEZ !

                    O Instituto Ernesto Zwarg - IEZ,  recebeu a MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES nº 066/2013 de autoria do Vereador Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira pela comemoração da passagem dos três anos de fundação do em Setembro de 2013.

Vereadores e representantes do IEZ.










terça-feira, 15 de outubro de 2013

RIBEIRA: um rio em nós - GRUPO PÉ NO MATO - ELDORADO!

VALE DO RIBEIRA


             
      O Vale do Ribeira é considerado o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil. Possui a maior concentração de cavernas dos estados do Paraná e São Paulo. Concentra um grande número de comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas e caiçaras e, junto com elas, uma incrível diversidade cultural, além de uma rica história que acompanha o início da colonização brasileira e o primeiro ciclo do ouro do país. A região é reconhecida pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, desde fevereiro de 1993, como "Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial".

      O Instituto Ernesto Zwarg participou do evento do lançamento do Livro Ribeira: um rio em nós, um projeto de resgate do Rio em educação ambiental do Grupo PÉ DO MATO do Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

      "...não se trata apenas de mais um livro de fotografias com lindas poesias, mas sobretudo um livro que trás a toda as comunidades ribeirinhas e autoridades públicas a sensibilização de promover a defesa e o resgate de um dos mais importantes rios brasileiros"..( Lélis Ribeiro).

      Parabenizamos o Grupo Pé do Mato pelo excelente trabalho de conscientização ambiental na região do Vale do Ribeira. Que sirva de exemplo aos demais municípios que detém um patrimônio natural de tamanha relevância e que pouco ou nada fazem para preservá-los.



Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
Instituto Ernesto Zwarg
15/10/2013

Márcio Zwarg - Lélis Ribeiro - Itamar Zwarg

Instituto Ernesto Zwarg e Grupo Pé no Mato

Entrega do CD Cancioneiro do Litoral com músicas de Antonio Bruno
e Ernesto Zwarg

Auditório lotado para o evento cultural do dia 12 de Outubro

Batucagé

Moisés e Itamar

Artista regional do Vale do Ribeira - Luciana Café




Lélis Ribeiro



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ATIVIDADE EDUCACIONAL AMBIENTAL NO ITINGUÇU COM IEZ

No dia 29/09/2013 - Domingo 2° dia do Aniversário do Instituto Ernesto Zwarg:

      Compareceram 31 voluntários para efetuar a limpeza das praias dentro do Núcleo Itinguçu.

      O material fornecido pela Litucera era inadequado para a operação, mais foi utilizado em parte. O restante ficou com o monitor ambiental Benedito Rodrigues, que acompanhou o grupo até a praia do Arpoador. Na travessia, o transbordo foi feito pelo TOSHIO. O guarda-parque Alexandre da Fundação Florestal também participou no monitoramento do grupo. Marquinho da Fundação ficou no rio Guaraúzinho.

      Devido ao mau tempo e lama na trilha e excesso de resíduo no Arpoador, o grupo decidiu que Praia Brava e Parnupuãn deveriam ser contemplados em outra oportunidade, com data a ser definida pela Fundação Florestal e IEZ.


Travessia do Rio Guaraú dos voluntários do IEZ


Grupo distribuindo material para coleta dos resíduos sólidos


Avelino Rodrigues caiçara tradicional do Parnapuãn e irmãos Zwarg


Trilha do Arpoador


Integrantes do IEZ - amigos e convidados - vereador Luis Mauricio de Peruíbe


Dia 02/10/2013 - Finalização dos Trabalhos de coleta de resíduos sólidos com MARINA TOSHIO!

      A MARINA TOSHIO cedeu 02 embarcações para o transbordo do LIXO coletado. Participaram o Presidente do IEZ, Itamar E M Zwarg, o Sr EDUARDO TOSHIO, o morador local FLORENTINO ( DUCA) e o marinheiro NERIVALDO.) Foram trazidos em torno de 50 a 70 sacos grandes de material coletado na área de reserva e alguns objetos de grande porte e peso, o que presume-se ter atingido o montante de 250 Kls. O material foi depositado na rua que dá acesso ao portinho de embarque para ser posteriormente coletado pela LITUCERA, na sexta-feira ( 04/10/13).



Praia do Arpoador - foto Marcelo Saenz


Marinheiro, Eduardo Toshio e Duca da Sara c/ Itamar Zwarg na praia do Arpoador


Resultado da coleta de resíduos sólidos na prática da atividade educacional


Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
IEZ
04/10/2013

NOITE CULTURAL EM PERUÍBE NA TRILHA DA JUREIA COM IEZ

Família Zwarg e Elizabeth Bechir

Itamar Zwarg e Henrique Natividade

Alberto Farah

Henrique Natividade autor do livro Peruíbe Documental

Coral Vozes de Itanhaém

Itamar Zwarg - Presidente do IEZ e Elizabeth Bechir Cury Watanabe - Presidente Academia Itanhaense de Letras


Antonio Lara - Batucage e Antonio Bruno Rocha Zwarg
Alexandre, Altino de Aguiar, Dito, Itamar e Navikas

Itamar Zwarg e Antonio Lara

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Uma iniciativa do IEZ, com Na Trilha da Jureia e Casa & Jardim
Coral Vozes De Itanhaém
Academias Itanhaense e Peruibense de Letras
e
HENRIQUE NATIVIDADE
com a participação especial de Antonio Bruno Rocha Zwarg

CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE ESTADUAL DO ITINGUÇU

Aconteceu na última quarta-feira, dia 25/09/2013, o primeiro passo para a formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Itinguçu, na sede da Fundação Florestal em Peruíbe, com a participação de representantes da RDS Barra do Una, do vilarejo do Barro Branco e dos moradores da Cachoeira do Paraíso, praias do Guaraúzinho e Parnapuãn, além de representantes da sociedade civil ( ONG's), Polícia Ambiental e do Poder Público local.

O gestor do Parque Estadual OTTO HARTUNG, funcionário da Fundação Florestal há mais de 24 anos, convidou os participantes para a formação do Conselho, com o objetivo de esclarecer sobre o monitoramento do fluxo dos visitantes e suas consequências dentro da área de proteção ambiental.

Visando dar novas atribuições aos moradores e possibilitar a melhoria da estrutura local, o Gestor do novo Parque do Itinguçu solicitou empenho aos moradores, no sentido de ser organizarem com a finalidade de fazerem se representar legitimamente no novo Conselho.

O Instituto ERNESTO ZWARG, na pessoa de seu Presidente,  acompanhou os trabalhos da 1a reunião da Fundação Florestal para formação do Conselho Consultivo. Pelo Instituto, o Presidente se colocou à disposição dos moradores no sentido de orientar quanto a questão jurídica da formação das associações e da importância de sua representação. Na oportunidade, convidou a todos os presentes à prestigiarem o evento do 3o Aniversário do IEZ a se realizar no próximo dia 28 de Setembro em parceria com o IECO Mata Atlântica e Na Trilha da Jureia.
Parque do Itinguçu visto da Ilha do Guaraú e Ilhote do Guararitama.


ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
PRESIDENTE
IEZ
25/09/2013

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Antonio Bruno Rocha Zwarg completa 90 anos



O pianista, compositor e cantor Bruno Zwarg completa hoje dia 19 de agosto 90 anos de idade, com muita saúde e disposição.

A última apresentação de Bruno Zwarg em Itanhaém foi em um Sarau no pateo Totó Mendes realizado em outubro do ano passado, o vídeo pode ser conferido no link: http://www.youtube.com/watch?v=L4GX4cRSteY#at=32

Antes ele havia se apresentado no 2° Aniversário do IEZ realizado nos dias 21/22 de Setembro de 2012,  tocando e cantando dentro de um barco no Rio Itanhaém.

Antonio Bruno Zwarg continua ativo compondo e cantando, e no futuro deve voltar a se apresentar em Itanhaém com a suas musicas que fizeram dele um dos maiores compositores de canções do Brasil.



Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

domingo, 18 de agosto de 2013

O
GNOMO
DA
JUREIA

Um livro a ser escrito!
Vista aérea do maciço da Estação Ecológica Jureia/Itatins.

"..em Itanhaém, um grande líder conservacionista ERNESTO ZWARG, procurava proteger o maciço da Jureia. Fazia isso juntamente com outras entidades simpáticas à causa, como por exemplo o jornal O Estado de São Paulo"...

"...o CONDEPHAT tombou o maciço da Juréia, no dia 12 de Dezembro de 1977, por iniciativa do Professor José Pereira de Queiroz e outros, à pedido do Professor ZWARG"...

.." Nos primeiros dias de 1978, na casa que eu possuía em Itanhaém, o Professor ERNESTO ZWARG apareceu desolado e preocupado. Ele me convidou a sobrevoar a área. Assim, no dia 5 de janeiro de 1978, subi num avião monomotor teco-teco, pilotado pelo engenheiro John Bradfield, juntamente com um fotógrafo do Estadão ( Araquém Alcântara)...

.." Imediatamente verifiquei que se tratava de uma magnífica área, quase intacta, que urgia preservar. Foi assim que nasceu a Estação Ecológica Jureia-Itatins".

Texto de autoria do Professor PAULO NOGUEIRA NETO, Titular Emérito do Instituto de Biociências da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, extraído do Livro Estação Ecológica Jureia-Itatins - Editores Otavio A. V. Marques & Wãnia Duleba.


Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
IEZ

Itanhaém/SP
18/08/2013.

3ª caminhada para Festa Bom Jesus de Iguape/SP do Instituto Ernesto Zwarg - IEZ!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A TERCEIRA CAMINHADA DO IEZ ATRAVÉS DA EEJI À IGUAPE!

O Instituto Ernesto Zwarg - IEZ - promoveu, no último dia 03/08/2013, a 3a romaria ao Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape, através da antiga trilha do "Caminho do Correio do Imperador", também conhecida como "Trilha do Telégrafo", que unia as antigas Capitanias no início do século XVIII. 
A caminhada teve início na pacata vila da Barra do Una, com a travessia do Rio Comprido, realizada pelos guardas parques da Fundação Florestal. Diferentemente dos anos anteriores, os associados e simpatizantes do IEZ desfrutaram de um excelente início de dia, vez que o astro rei SOL brilhou por toda a travessia da área da Estação Ecológica da Juréia. Boa parte dos integrantes do grupo pode, enfim, desfrutar de um banho de água salgada no Rio Verde, para depois se lavaram nas águas das corredeiras da Serra da Juréia. Ao final, um veículo cedido pela Prefeitura Municipal de Iguape transportou o grupo de 50 pessoas até seu destino final, na Vila do Ribeira, com pernoite previsto no HOTEL DALÚ, No dia seguinte, 04 de Agosto, os integrantes se deslocaram até o município de Iguape, através da Barra do Icapara, cumprindo o traçado final de VAN até a visita da Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape.

A trilha na mata atlântica e sua vista esplendida
foto Regis Gonçalves 

Rio Verde ao entardecer
foto André Ishikawa

Vista da Serra da Jureia
foto Regis Gonçalves

Inóspita Praia da Jureia com suas marés e vento constante
 foto Regis Gonçalves
Rio Verde ensolarado
foto Luciana Muniz
Romeiros se banham no Rio Verde
foto Luciana Muniz
Toca do Bugio
foto Luciana Muniz

Homenagem da Mongue ao Ernesto Zwarg
foto Regis Gonçalves




cemitério caiçara na Praia do Una
 foto Luciana Muniz


Descanso na Praia do Rio Verde
foto Rodrigo Gonzales

Início da Romaria a Iguape na Praia do Una - 16 km
foto Virgílio Kbça Diver

Travessia do Rio Comprido na Barra do Una
foto Virgilio Kbça Diver

Pegadas dos romeiros na Praia do Rio Verde
com a Serra da Jureia
foto Virgilio Kbça Diver

Hotel e Pousada DALÚ na Vila da Barra do Ribeira
foto Virgilio Kbça Diver

Queda d água na Serra da Jureia
Caminho do Nosso Senhor
Bom Jesus de Iguape
 foto Virgílio Kbça Diver

Praia do Rio Verde ao fundo morro do Grajaúna
 foto Virgílio Kbça Diver

Encontro das águas da Cachoeira do Macaco no Rio Verde
 com o mar
foto Virgilio Kbça Diver

Início da caminhada pela Praia do Una
foto Virgilio Kbça Diver

Travessia do Rio Comprido
Luciana Muniz


O Instituto Ernesto Zwarg agradece ao Sr. Manuel Messias dos Santos, gestor da Estação Ecológica Juréia/Itatins; ao Sr. Hélio da Silva Flórido, administrador da sub prefeitura da Vila da Barra do Ribeira; ao Ilustríssimo Sr. Joaquim Antonio Coutinho Ribeiro, Prefeito Municipal de Iguape; aos amigos Sr. José Carlos e Lúcia, proprietários do Hotel e Pousada Dalú, na Barra do Ribeira, que hospedou o grupo pelo 2º ano consecutivo; e ao simpático Sr. Nélio, proprietário do Restaurante Praia-Mar, na Barra do Ribeira, que preparou um excelente arroz, feijão, peixe frito, salada e pirão.
Um abraço especial à todos que puderam participar neste ano da romaria a Iguape e aos guias que colaboraram com a condução do grupo em segurança no trecho da Estação Ecológica da Jureia/Itatins, na pessoa do Amilton ( TOM ).

Praia do Rio Verde no encontro do Rio com o Mar
foto Everton Meyer

"Pico do Dedo de Deus"
A denominação Indígena da Estação Juréia/Itatins
Pedra Saliente ou Nariz Grande
foto Eguiraldo Gomes de Souza

Gavião na Praia do Una a espreita de uma boa refeição
foto Eguiraldo Gomes de Souza

Garoça ou Graoça em outras regiões também conhecido como Maria Farinha
foto Eguiraldo Gomes de Souza

Vista da Estação Ecológica da Juréia - incomparável beleza!
foto Eguiraldo Gomes de Souza

E o rio se encontra com o mar produzindo riquezas
Foto Eguiraldo Gomes de Souza


Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
IEZ

Peruíbe/SP 14 de Agosto de 2013