quarta-feira, 11 de abril de 2012

Visita ao Parque Ecológico em Itanhaém

Dive Clean



   O Instituto Ernesto Zwarg organizou, juntamente com ESEC dos Tupiniquins ICMBio/SP, ARIE Ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena ICMBio/SP, Fundação Florestal de São Paulo, Instituto de Pesca, Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar e Parque Estadual Marinho Laje de Santos, nos dias 02 e 04 de abril o Dive Clean da Queimada Pequena. Os parceiros que contribuíram para o evento foram: Associação Comercial local (ACAI), Corpo de Bombeiros de Itanhaém, Polícia Militar Ambiental, Marina Maitá e Prefeitura Municipal de Itanhaém.
     O Dive Clean consiste em uma campanha do projeto Blue Line System, em que, com a colaboração de parceiros, são organizadas expedições para a realização de mergulhos para a localização e retirada de petrechos de pesca abandonados, perdidos e descartados - PP-APD.
   Participaram no evento cerca de 80 pessoas entre organizadores, e participantes. Representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e Guarda Civil Municipal também estavam presentes, foram utilizadas sete embarcações para o transporte, a Tupiniquins, Juréia, Queimada Sub, Conquest, Itacolomi, Miraguaia, e Aquarios. Os Barcos e lanchas saíram após as 10h30min rumo à ilha Queimada Pequena.
Ao chegarem à Ilha Queimada Pequena, se encontraram com a embarcação do Parque Estadual Marinho Lage de Santos que levava a equipe de pesquisadores e mergulhadores profissionais que já trabalhavam na retirada dos petrechos de pesca submersos na ESEC. Foram encontrados ao todo cerca de 40 kg de PP-APD. Vale lembrar que a aproximação da Ilha Queimada Pequena é proibida, pois se trata de Unidade de Conservação Federal (Pertencente a ESEC dos Tupiniquins e ARIE Ilhas QGQP, com sobreposição), e só foi permitida nesse dia por causa da campanha, que consistia em uma ação de Educação Ambiental. 
      Todas as pessoas puderam nadar no local, era um dia de céu azul, e de mar tranquilo, o que ajudou em muito na realização do Dive clean.
     Por volta das 18 horas, às embarcações retornaram a Marina Maitá, e o evento foi encerrado. E se depender da animação de todos que participaram, essa deverá ser só o primeira de muitas campanhas do gênero.


Texto:
Francesco Antonio Picciolo

Sarau Literário em Itanhaém