O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ participou de um almoço no Convento Franciscano do Pari, em São Paulo, no dia 28/12, onde teve a oportunidade de congratular-se com o frei franciscano José Alamiro de Andrade e Silva que comemorou 50 anos de vocação religiosa e dedicação à causa ecológica.
O frei, que foi grande amigo do ambientalista Ernesto Zwarg, esteve presente na homenagem da Assembleia Legislativa, em 2009, e é sócio-fundador do IEZ. Ele presenteou o IEZ com a obra "Fraternidade e a Vida no Planeta", editada sob o epígrafe: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22) - texto-base da Campanha da Fraternidade 2011, da Conferência Nacional dos Bispos (Edições CNBB-2010) e que aborda a questão da poluição e dos efeitos devastadores da humanidade sobre o planeta.
Também foi uma retribuição da visita do Frei Alamiro ao IEZ, em outubro, num almoço no Guaraú, em Peruíbe.
Participaram do encontro a irmã do Frei, Zélia, o cunhado Edgard, as amigas Jeanne e Íris - esta representando o Clubinho Raio de Luz que desenvolve trabalho de reciclagem do lixo nas favelas de São Paulo. Do IEZ, o primeiro-secretário Márcio Zwarg, acompanhado dos colaboradores da Secretaria de Comunicação, Eduardo Liberti e Francesco Picciolo.
E ainda o professor Mauricio Waldman, da USP, que é geógrafo, antropólogo, cientista social, tradutor, escritor e ambientalista histórico, além de amigo do ambientalista Ernesto Zwarg e sócio-fundador do IEZ. O professor, que foi diretor da coleta de lixo da cidade de São Paulo e que acaba de lançar o livro "Lixo: Cenários e Desafios - Abordagens Básicas para Entender os Resíduos Sólidos", pela Cortez Editora (2010), sua 16ª obra literária, recebeu do IEZ um relatório impresso e audiovisual sobre as realizações da ONG RAFAVI – Reciclando a Favor da Vida, programa ambiental de coleta seletiva de lixo para reciclagem realizado em Itanhaém, desenvolvido em parceria com a Coopersolreciclando – Cooperativa de Resíduos Sólidos e Líquidos de Itanhaém e Região, com o patrocínio da Petrobras, Elektro e Prefeitura de Itanhaém.
A inovadora ideia de se presentear com uma muda de árvore a criança, com a maior quantidade de lixo reciclável recolhido junto à família, e entregue nas escolas foi elogiada pelos presentes, além, dos expressivos resultados alcançados pelas 20 famílias participantes da cooperativa.