terça-feira, 16 de abril de 2013

Núcleo Curucutu - Primeiro Conselho Consultivo do Ano de 2013


      Aconteceu na terça-feira 09 de abril, a primeira reunião de Conselho Consultivo do Núcleo Curucutu do ano de 2013.

     Os conselhos consultivos são um instrumento de interação com as instituições que representam a população, visam promover uma gestão compartilhada, com a participação direta da sociedade.

     A Ultima reunião do Núcleo Curucutu foi no ano passado em 19 de dezembro, na cidade de Cubatão, agora de volta ao extremo sul da capital paulista o encontro contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos, privados e terceiro setor.

     A saída de Itanhaém foi as 9:30, os participantes da cidade foram levados dessa vez por pick-ups, o que tornou o trajeto pelas estradas de terra que haviam sido danificadas pela chuva no dia anterior mais rápido.

     Depois de uma parada para o almoço em Parelheiros, a reunião começou, feita a revisão dos temas abordados no ano passado, foi apresentada a pauta que abordava o projeto da Estrada Parque, novos equipamentos adquiridos, e a interação socioambiental.

     A estrada parque, projeto mais antigo, e talvez o mais importante do Núcleo, teve seu plano apresentado ao governador do estado Geraldo Alckmin, que sinalizou boa vontade para com a realização da obra , falta agora um esforço maior da Prefeitura Municipal através de seu prefeito Fernando Haddad , para que a estrada saia do papel. A Estrada Parque tem como objetivo facilitar o acesso ao Núcleo Curucutu, e aos bairros de Marsilac e Parelheiros, fazendo da região realmente um polo turístico do estado. Além da estrada também foi discutida a importância da revitalização da cultura local que vai se perdendo ao longo dos anos, e também formar de frear o processo de descaracterização do local.

     Foram apresentados os novos equipamentos que vão ser utilizados pela a equipe do PESM, como navegadores GPS, computadores, e câmeras digitais, inclusive subaquáticas, e com detecção de movimentos( com a finalidade de fotografar animais selvagens na Serra do Mar ).

      A próxima reunião do Núcleo deve ocorrer daqui 2 ou 3 meses e talvez seja em Itanhaém.




Francesco Antonio Picciolo
Secretário de Comunicação IEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário