quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O MAU HÁBITO DO MARUJO E O BOM EXEMPLO DO MARUJÁ!



      Partindo da Ilha de Cananeia, em direção a Ilha do Cardoso, núcleo do Perequê, inicia-se uma jornada que abrange um percurso de 32 km entre praias, costões, trilhas, rios e cachoeiras, atravessando o Parque Estadual da Ilha do Cardoso..
      São 10 horas de caminhada em uma paisagem deslumbrante, com a vista entre as montanhas verdejantes que se debruçam pela orla da praia e a ilha do bom abrigo, ao longo da encosta azul do mar, trazendo o passado das naus portuguesas ancoradas em tempos idos, eternizadas no monumento de cimento com o símbolo da nação portuguesa erguido de fronte á ilha, sobre as pedras, no continente.

      Além das várias espécies da fauna e flora da mata atlântica, durante o trajeto, o que mais surpreendeu estes dois andarilhos movidos pelo desejo de estar em comunhão com a natureza, foi a quantidade de espécies industrializadas lançadas pela mão do homem, por toda a extensão da ilha: - são centenas de garrafas de vidro, garrafas plásticas de refrigerantes e óleo de cozinha, lâmpadas, chinelos, sapatos, galões de óleo, garrafas de água, potes de manteiga, milhares de sacolas plásticas, pilhas, frascos de perfume, latinhas de cerveja e coca-cola, entre outros, enfim, lixo produzido essencialmente pelas embarcações que singram a costa litorânea, em busca de diversão e principalmente, em atividade de pesca profissional.

      Na vila da Marujá, a pequena comunidade, com vistas à temporada de verão, pensando no bem estar do turista e principalmente, com o objetivo em dar boas vindas e causar boa impressão, parte dos ribeirinhos se organizam para limpar a fonte de captação de água potável, rio acima, e parte constituída por mulheres e hoteleiros realizam o trabalho de limpeza da praia, num trecho de 3 km, coletando os objetos dispensados pelas embarcações e armazenando-os em enormes sacos de lixo, para posterior envio à Cananeia, através da embarcação de transporte fluvial operada com maestria pela Dersa, servindo aos ribeirinhos.

      Quiçá as autoridades portuárias ou até mesmo da vigilância sanitária do município possam, um dia, vir a fiscalizar o lixo produzido pelos barcos pesqueiros profissionais e amadores, assim como os de lazer, quando da saída das embarcações do porto e ao seu retorno, seletivamente, realizando a coleta enquanto poder público, preservando a natureza desses objetos indigestos. Com certeza, os moradores da pequena comunidade de pescadores da Marujá poderiam festejar, com muito peixe, pirão, farinha e camarão!

      Mas, um fato chama a atenção, neste lugar maravilhoso. Ali bem pertinho, a vila do Ariri, último reduto do estado de São Paulo, na divisa com o estado do Paraná. Parece que o poder econômico passa por cima da legislação, da fiscalização. O CONCRETO ARMADO AVANÇA SOBRE O RIO, FECHANDO SUAS MARGENS, TIRANDO O ACESSO DO PIRANGUEIRO, DO CAIÇARA, SUPRIMINDO A PAISAGEM, O VENTO SUDESTE, O AZUL ESCURO DO RIO, O VERDE DAS MATAS!



      As autoridades responsáveis pelo controle, acompanhamento, fiscalização, embargo e aplicabilidade da LEI não conhecem esse lugar, pelo que parece. Por onde caminham o IBAMA, a POLÍCIA AMBIENTAL e os órgãos responsáveis pela aplicabilidade do nosso desrespeitado CÓDIGO FLORESTAL? Qual a distancia que obrigatoriamente devemos manter e recuar nossas construções das margens dos rios? A Prefeitura municipal de Cananeia concedeu o Alvará de Construção e permitiu sem embargo legal? O representante do MINISTÉRIO PÚBLICO de Cananeia tem conhecimento sobre as irregularidades cometidas no distrito do ARIRI? Este é um símbolo da arrogância e da corrupção nacional!


Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente IEZ

31 de Janeiro de 2013.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As imagens foram remetidas ao representante do Ministério Público em Cananeia para averiguação de eventual dano ambiental e desrespeito a legislação imposta pelo atual Código Florestal Brasileiro

    ResponderExcluir
  3. Denúncia do IEZ recebeu o protocolo de nr 118/2013.

    ResponderExcluir
  4. O imóvel está situado entre as Av URBANO COELHO e WASHINGTON LUIS, no distrito de ARIRI, município de Cananeia.

    ResponderExcluir