terça-feira, 25 de setembro de 2012

CONSELHO CONSULTIVO NÚCLEO CURUCUTU


REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO NÚCLEO CURUCUTU.

Data:12/09/2012                                     local:  Parque Estadual Serra do Mar


           O INSTITUTO ERNESTO ZWARG participou da 1 reunião do conselho consultivo do Parque da Serra do Mar - núcleo CURUCUTU, representado pelo assessor de comunicação FRANCESCO ANTONIO PICCIOLO.  A saída de Itanhaém foi as 9:20 h e a chegada ao local por volta das 13:00 h, depois de uma longa estrada de terra que atravessa a região de parelheiros. O local é grande e da portaria até as instalações existe outra estrada de terra. A sede conta com uma casa grande principal, com um salão de entrada que tem um mapa, e maquete da região da serra, refeitório e sala de reunião. Nas outras construções os escritórios da administração, alojamentos, oficina para os veículos da unidade,  abrigando área para o cultivo de mudas nativas. Após a chegada fomos convidados por um dos guias a conhecer as instalações, e depois fizemos uma pequena trilha de 15 minutos, até uma bica d'água, com o intuito de conhecemos espécies de plantas e flores nativas da região.
            Abaixo um resumo dos temas abordados e debatidos:


1) OPÇÕES DE TRILHAS E LAZER:

-Trilhas
            As trilhas estão em fase de limpeza e testes, e dependem da aprovação de outros órgãos reguladores, porém algumas estão disponíveis. Foram exibidas imagens do satélite do google mostrando a área das trilhas.

-Canoagem e Tirolesa
            Foi construída uma tirolesa para vistantes, e grupos podem fazer passeios de canoa/caiaque, ultimamente foram visitados por grupos de escoteiros.

-Visita Turística às Aldeias do local
            Problemas locais com os indígenas pelo ciúmes provocado pela visita a uma e não a outra aldeia. Preocupação com a conduta dos visitantes que em outras ocasiões já desrespeitaram os índios.

2) USO PÚBLICO DO PARQUE:

Idéia da Estrada Parques PESM.
            Todos consideram que ainda tem muito a se discutir pela frente. Existem dois modelos a serem seguidos o da Estrada Parque Cabreúva a Itu, que é um modelo menos restritivo, aonde os visitantes podem adentrar o local com veículos próprios e sem acompanhamento constante. Ou o Modelo de Foz do Iguaçu aonde os visitantes somente trafegam pela estrada em ônibus, e veículos do parque sendo acompanhados constantemente. O concensso foi que nenhum dos dois modelos se encaixaria perfeitamente na região, e o que deveria ser aplicado é uma espécie de adaptação dos dois modelos.
            Preocupação com a conscientização dos turistas, e a forma de utilizar o turismo como forma de conhecimento, e consequentemente preservação do local.

Combate a Violência em Parelheiros.
            Haviam representantes da Polícia Militar do Estado de SP na Reunião, problemas de segurança no entorno foram repassados. A polícia apoia a segurança do local que também conta com seguranças privados ( Grupo Albatroz de Segurança Privada). Aplicação do Turismo como forma de mudar imagem da região.

Secretaria do Meio ambiente e Turismo da Cidade de São Paulo
            As secretarias fazem trabalhos de incentivo ao turismo do extremo sul de SP com cartilhas e campanhas. Trabalhos também de incentivo a agricultura local, principalmente a agricultura familiar e de baixo impacto ambiental. Recuperação da região do extremo sul  em geral, inclusive da auto-estima da população local, abalada pela pobreza e violência.

Resumo da Reunião.
            Cerca de 10 Instituições estiveram ali representadas. A reunião terminou as 17:15, foram distribuídos  cartões de visitas do IEZ para todos os participantes.

            Tales agradeceu a presença, e convidou o IEZ para conhecer o local e  fazer as trilhas que dispõe o local, principalmente a principal com 11h de duração que é a descida da serra do mar de parelheiros até Itanhaém.

Francesco Antonio Picciolo
Assessor de comunicação

Itamar Ernesto Martins Zwarg
Presidente
IEZ









fotos Francesco Antonio Picciolo


Nenhum comentário:

Postar um comentário