quarta-feira, 16 de março de 2011

IEZ participa do lançamento da Campanha da Fraternidade

“Fraternidade e a Vida no Planeta”, este é o tema da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que foi lançada na tarde de domingo, dia 13 de março, na Igreja Matriz de Itanhaém.
O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
A secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rosana Bifulco, fez uma palestra sobre o tema da campanha em defesa do meio ambiente.
Rosana mostrou fotos do mangue com pegadas, explicando que nossa caminhada na Terra deixa rastros e pegadas. E o que podemos fazer para transformarmos esses rastros em pegadas ecológicas. “Nós estamos em déficit com o planeta e a cada ano nosso déficit aumenta 30%”, salientou.
Segundo Rosana, temos que ter ações amplas em relação à fauna, flora, saneamento básico, recursos hídricos e lixo. Ela citou como exemplo a fauna, já que algumas espécies se encontram extintas ou em fase de extinção, além do tráfico de animais silvestres no mundo, o que rende 10 bilhões/ano, sendo 10% no Brasil.
Quanto à flora, Rosana lembrou sobre as queimadas que destroem as florestas e são geralmente provocadas pelo homem. E ainda sobre a Mata Atlântica – um dos ecossistemas mais ameaçados no Brasil. “Nossa região é uma das últimas ainda preservadas. É preciso ter autorização prévia para desmatar árvores e destruir as margens dos rios”. 
Rosana destacou ainda o problema do lixo. No Brasil 90% das pessoas vivem nas cidades e o lixo é um dos grandes problemas. “Cada brasileiro produz 21 quilos de lixo/dia, se a pessoa viver 70 anos irá produzir 25 toneladas de lixo”. Ela explicou que o lixo de Itanhaém é enviado para o aterro sanitário de Mauá e tem um custo alto. Citou a coleta seletiva como uma das medidas para a redução do lixo.
A secretária lembrou o desperdício de recursos e da água. Segundo ela, 45% da água tratada é desperdiçada pela população mundial. “Itanhaém está numa localização privilegiada, onde tem oceano e serra e, por isso, tem água de boa qualidade”. Ela encerrou a palestra, apresentando alguns programas de preservação ambiental previstos para a Cidade. 
Após a palestra, foi realizada uma caminhada com a presença de representantes de entidades ambientais e religiosas do município partindo do Centro até o Santuário. Participaram a bióloga Lúcia Guaraldo representando o ICMBio – Instituto Chico Mendes e o Instituto Ernesto Zwarg - IEZ e também a jornalista Nayara Martins pelo IEZ.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário