terça-feira, 23 de outubro de 2012

Golfinho Toninha é encontrado morto em Itanhaém



     
      No sábado , 20 de Outubro, o 1° Secretario do IEZ Marcio Zwarg, encontrou uma toninha morta na praia do Centro de Itanhaém enquanto passava pelo local por volta das 13h. A toninha é uma espécie de golfinho pequeno, com hábitos costeiros, que vive na região sul do continente. Ele acionou o ICMBio, e Adriana Melo Magalhães, Analista Ambiental, e responsável pela fauna foi até o  local, para fazer a guarda do animal, que foi posteriormente recolhido pelo Gremar para avaliações sobre a causa da morte. O golfinho aparentava ter sido morto poucas horas atrás, tinha ferimentos, possivelmente causados por redes de pesca,  as feridas mais recentes eram provenientes de bicadas de urubus, que sobrevoavam o local.

    Após a necropsia o Gremar concluiu que a causa da morte do animal foi afogamento, causado por redes de pesca que se enroscaram em seu corpo, o impedindo de subir a superfície para respirar. 


Francesco Antonio Picciolo

IEZ toma posse no Conselho Consultivo do ICMBio


      O Instituto Ernesto Zwarg – IEZ, esteve presente na reunião de Conselho Consultivo da ESEC Tupiniquins e ARIE Ilhas QGQP/ICMBio-SP, realizada na quinta feira dia 18 de outubro no Centro de Pesquisas da Prefeitura Municipal Itanhaém às 13h. Representaram o IEZ o veterinário Marco Antonio Belmonte, que tomou posse como conselheiro, e Lígia Oliveira Menezes que assumiu a suplência.
      Após a posse dos conselheiros Lucia Guaraldo, Chefe da ESEC dos Tupiniquins mostrou o andamento dos objetivos traçados no Plano de Manejo, alguns com total êxito outros com comprimento parcial. Em seguida o planejamento estratégico foi apresentado, foi ressaltada a importância de se dividir os objetivos grandes, em metas menores para que possam ser atingidos. O termino da reunião foi por volta das 16:00, e uma nova reunião para a definição do regimento interno foi agendada para o dia 06 de dezembro.


Francesco Antonio Picciolo

terça-feira, 2 de outubro de 2012

NOVA DIRETORIA DO IEZ PARA O BIÊNIO 2012/2014


    
    O INSTITUTO ERNESTO ZWARG - IEZ, renovou seus votos com a sociedade itanhaense ao assumir o compromisso de lutar por uma cidade sustentável, que preserva seu patrimônio cultural e sua beleza geográfica, defendendo a preservação do meio ambiente, seus rios, afluentes, cachoeiras e belíssimas praias,  no último dias 29 de Setembro de 2012, ao eleger sua nova formação para o biênio de 2012/2014.
Com os olhos voltados ao Centro de Educação Ambiental ERNESTO ZWARG, um projeto de veterinário Marcos Belmonte, em que a administração pública se comprometeu a criar e a realizar, independente de partido político, ideologia ou aspiração pessoal, o IEZ ganha novo corpo e toma nova forma, com a abertura de oportunidade aos cidadães itanhaenses.
Na vice-presidência do IEZ, destacamos a eleição da Sra ELIZABETH CURY BECHIR WATANABE, presidente da Academia de Letras de ITANHAÉM, de família tradicional e participação ativa das atividades culturais relacionadas ao município.


A REUNIÃO REALIZADA  ASSIM DEFINIU A CHAPA ÚNICA PARA A ELEIÇÃO DE DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2012/2014:



PRESIDENTE: ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
VICE-PRESIDENTE: ELIZABETH CURY BECHIR WATANABE
1º SECRETÁRIO: MÁRCIO ARTUR MARTINS ZWARG
2º SECRETÁRIO: EVERSON PELLEGI SEREGATI
1º TESOUREIRO: ZDRAVKO CVETANOSKI
2º TESOUREIRO: MARATI MARTINS ZWARG
CONSELHO FISCAL: LÚCIA GUARALDO, RENATA LUZ LEITE DE OLIVEIRA E SILVIA MARIA AZEVEDO

AS ATUAIS SECRETARIAS:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RENATO NAVILLI
ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: JOACYR LUZ FILHO (DOTY)
ASSUNTOS INDÍGENAS: RICARDO HENRIQUE DA SILVA
COMUNICAÇÃO: YMORIAN VILELA ZWARG
CULTURA: MARATI MARTINS ZWARG (EM SUBSTITUIÇÃO AO CESAR ALVES HENRIQUES, AFASTADO EM FACE DA ELEIÇÃO)
PESCA SUSTENTÁVEL: NELSON JOSÉ NAVIKAS

A ELEIÇÃO FOI REALIZADA NO ÚLTIMO SÁBADO, DIA 29/9, ÀS 16:00H, NA SEDE DO IEZ, SITUADA À PRAÇA PIO XII, 8, 2º ANDAR, CENTRO, ITANHAÉM, NOS TERMOS DO ESTATUTO DO IEZ.






  ITAMAR ERNESTO MARTINS ZWARG
  PRESIDENTE
  IEZ
  29/09/2012